Pular para o conteúdo principal

Coenzima q10: Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar.



A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo.
A partir de agora você entenderá a importância da coenzima q10 no seu corpo, principalmente para a produção de ATP e para controle dos batimentos cardíacos.

O que é?

A Coenzima q10 (CoQ10) é semelhante a um nutriente vitamínico. O corpo produz naturalmente esse nutriente, e ele pode ser encontrado em todas as células de nosso corpo. Sua presença é fundamental para a produção de energia e para a reconstrução das células, o que se deduz um efeito antioxidante super poderoso.

Como dito acima, a coenzima q10 pode ser produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser obtida em alguns alimentos e suplementos alimentares. Dentre os alimentos que podem contribuir significativamente com quantidades desse nutriente podemos destacar o amendoim, a cavala, sardinha, carnes, em alguns óleos, e também em carnes de alguns órgãos como coração, rins e fígado.

Para que serve a Coenzima q 10 (CoQ10)?

Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes.

Afirma-se que a Coenzima q10 pode ser consumida para tratamento de cancro, distrofia muscular, doença periodontal e insuficiência cardíaca. Abaixo você poderá conhecer de forma mais detalhada sobre as possíveis reações e benefícios obtidos com o uso da Coenzima q10.

Benefícios da CoQ10

Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, e também é utilizado para auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois oferece proteção às mitocôndrias. A Coenzima q10 é apontada como um diferencial utilizado no tratamento de fibromialgia e em muitas outras finalidades de uso; veja abaixo:

Insuficiência cardíaca

A produção de coenzima q10 (CoQ10) não é tão satisfatória para pessoas de 30 anos ou mais; sendo assim, é indicado o acompanhamento de algum médico para reconhecer se há a necessidade de uma suplementação ou não. A reposição desse nutriente pode contribuir positivamente para manter os batimentos cardíacos em frequência benéfica. A Coenzima q10 pode oferecer mais segurança ao seu sistema cardiovascular.

Colesterol

É dito que o consumo de Coenzima q10 pode contribuir para a redução das taxas de colesterol ruim, o LDL.

Câncer

Alguns estudos realizados em 1961 levantaram indícios de que pessoas com cancros na mama, no pulmão, pâncreas, rim, cólon, linfoma e mieloma múltiplo possuíam quantidades inferiores de coenzima q10 (CoQ10) na corrente sanguínea.

A suplementação coenzima q10 pode regular os níveis de doxorrubicina, uma droga que age como antitumor. Pesquisas foram realizadas com mulheres com câncer de mama, e a maioria delas obteve sucesso com o tratamento com a Coenzima q10, mas o Instituto Nacional do Câncer reconhece que o tratamento não foi bem sucedido apenas pela medicação extra.

Sistema imunológico

A capacidade do nosso corpo de se proteger pode ser beneficiada a partir do consumo desse suplemento, pois ele contribui com ação antioxidante, o que reduz a possibilidade de envelhecimento de nossas células ao ajudar a neutralização das moléculas prejudiciais – os famosos radicais livres – o que dá uma proteção mais segura para nosso sistema imunológico.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/coenzima-q10-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/#x0GXPHr3c5tbPI1E.99

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...