Segundo o neurocientista americano, Gary Small, autor de livros sobre cérebro e longevidade, apenas 30% do envelhecimento humano está relacionado à genética. Para ele, grande parte desse processo depende de fatores externos, como a nutrição e a qualidade de vida.
Causas do envelhecimento precoce
De acordo com o especialista, para combater o envelhecimento precoce e retardar o aparecimento das rugas, é essencial evitar alguns maus hábitos, seguindo uma rotina saudável. Os hábitos que devem ser evitados são:
1. Se alimentar mal
O consumo excessivo de açúcar, carne vermelha e embutidos deve ser evitado. Esses alimentos podem causar inflamações no organismo que enfraquecem a pele, gerando rugas.
Para inibir o envelhecimento precoce é fundamental manter uma alimentação balanceada, ingerindo, diariamente, frutas, verduras e legumes.
Alguns vegetais são ainda mais poderosos, pois conseguem combater a oxidação celular. O tomate, a cenoura, a goiaba, a melancia, a castanha-do-Pará e as frutas cítricas são excelentes antioxidantes.
2. Fumar
Além de estar associado ao risco de várias doenças graves, como o infarto e o câncer de pulmão, o cigarro também é responsável por deixar as células da pele com pouco oxigênio, tornando-a manchada, pálida e desigual.
Para piorar, o fumo ainda reduz o colágeno, deixando a pele do corpo todo mais flácida.
3. Ser solitário
Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em São Francisco, revelou que as pessoas solitárias possuem maior risco de morte precoce.
O sentimento de solidão reduz a autoestima, gerando problemas de depressão, que contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças.
4. Ficar muito tempo sentado
Uma vida sedentária prejudica a saúde e a qualidade de vida, envelhecendo o corpo. Isso acontece porque passar muito tempo sentado eleva o risco de várias doenças, como as doenças cardiovasculares e o câncer.
Assim, além de manter a boa aparência, a prática regular de exercícios também ajuda a prolongar a vida. Mas, não exagere, já que o excesso de exercícios pode causar um efeito ruim, danificando a pele do rosto.
5. Dormir pouco
Uma noite bem dormida ajuda a elevar a imunidade, protegendo o corpo contra várias doenças.
Dormir pouco compromete a memória e o foco, além de estimular o ganho de peso e o envelhecimento da pele.
6. Não manter o corpo hidratado
A água pode ser considerada como uma fonte da juventude. Afinal, para conservar a boa saúde, é fundamental deixar o corpo sempre bem hidratado. Portanto, a ingestão de dois litros de água por dia é extremamente importante para quem deseja se manter jovem e saudável.
Além disso, também é preciso evitar o consumo de café, refrigerante e álcool em excesso, pois essas bebidas também causam desidratação.
7. Deixar o cuidado com a pele de lado
Manter a pele hidratada é um cuidado fundamental para quem deseja ter uma aparência mais jovem. Além disso, a utilização diária de um protetor solar evita o aparecimento de manchas e protege contra o câncer de pele.
Para completar, também é fundamental prestar atenção para não utilizar cosméticos vencidos, sendo que a maquiagem deve ser removida todas as noites antes de dormir.
8. Cultivar o Estresse
O excesso de atividades pode ser um perigo para a saúde, causando desgaste emocional e estresse. Entretanto, não é apenas uma rotina agitada que causa o envelhecimento precoce.
As preocupações financeiras e as dificuldades no relacionamento são situações estressantes que também precisam ser evitadas.
Mudar de atitude nem sempre é fácil, mesmo assim, vale a pena fazer um esforço para incluir bons hábitos na rotina. Além de seguir as dicas acima, lembre-se que levar a vida muito à sério e ficar nervoso por qualquer motivo também é um veneno para o corpo e a mente.
Por isso, é muito importante realizar as atividades do dia a dia com prazer e alegria. Então, aproveite a vida e divirta-se!
Gostou das dicas? Compartilhe o artigo...
Comentários
Postar um comentário