Pular para o conteúdo principal

8 hábitos que causam o envelhecimento precoce


Reprodução / i2.wp.com

Segundo o neurocientista americano, Gary Small, autor de livros sobre cérebro e longevidade, apenas 30% do envelhecimento humano está relacionado à genética. Para ele, grande parte desse processo depende de fatores externos, como a nutrição e a qualidade de vida.

Causas do envelhecimento precoce

De acordo com o especialista, para combater o envelhecimento precoce e retardar o aparecimento das rugas, é essencial evitar alguns maus hábitos, seguindo uma rotina saudável. Os hábitos que devem ser evitados são:

1. Se alimentar mal

O consumo excessivo de açúcar, carne vermelha e embutidos deve ser evitado. Esses alimentos podem causar inflamações no organismo que enfraquecem a pele, gerando rugas.

Para inibir o envelhecimento precoce é fundamental manter uma alimentação balanceada, ingerindo, diariamente, frutas, verduras e legumes.

Alguns vegetais são ainda mais poderosos, pois conseguem combater a oxidação celular. O tomate, a cenoura, a goiaba, a melancia, a castanha-do-Pará e as frutas cítricas são excelentes antioxidantes.

2. Fumar

Além de estar associado ao risco de várias doenças graves, como o infarto e o câncer de pulmão, o cigarro também é responsável por deixar as células da pele com pouco oxigênio, tornando-a manchada, pálida e desigual.

Para piorar, o fumo ainda reduz o colágeno, deixando a pele do corpo todo mais flácida.

3. Ser solitário

Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em São Francisco, revelou que as pessoas solitárias possuem maior risco de morte precoce.

O sentimento de solidão reduz a autoestima, gerando problemas de depressão, que contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças.

4. Ficar muito tempo sentado

Uma vida sedentária prejudica a saúde e a qualidade de vida, envelhecendo o corpo. Isso acontece porque passar muito tempo sentado eleva o risco de várias doenças, como as doenças cardiovasculares e o câncer.

Assim, além de manter a boa aparência, a prática regular de exercícios também ajuda a prolongar a vida. Mas, não exagere, já que o excesso de exercícios pode causar um efeito ruim, danificando a pele do rosto.

5. Dormir pouco

Uma noite bem dormida ajuda a elevar a imunidade, protegendo o corpo contra várias doenças.

Dormir pouco compromete a memória e o foco, além de estimular o ganho de peso e o envelhecimento da pele.

6. Não manter o corpo hidratado

A água pode ser considerada como uma fonte da juventude. Afinal, para conservar a boa saúde, é fundamental deixar o corpo sempre bem hidratado. Portanto, a ingestão de dois litros de água por dia é extremamente importante para quem deseja se manter jovem e saudável.

Além disso, também é preciso evitar o consumo de café, refrigerante e álcool em excesso, pois essas bebidas também causam desidratação.

7. Deixar o cuidado com a pele de lado

Manter a pele hidratada é um cuidado fundamental para quem deseja ter uma aparência mais jovem. Além disso, a utilização diária de um protetor solar evita o aparecimento de manchas e protege contra o câncer de pele.

Para completar, também é fundamental prestar atenção para não utilizar cosméticos vencidos, sendo que a maquiagem deve ser removida todas as noites antes de dormir.

8. Cultivar o Estresse

O excesso de atividades pode ser um perigo para a saúde, causando desgaste emocional e estresse. Entretanto, não é apenas uma rotina agitada que causa o envelhecimento precoce.

As preocupações financeiras e as dificuldades no relacionamento são situações estressantes que também precisam ser evitadas.

Mudar de atitude nem sempre é fácil, mesmo assim, vale a pena fazer um esforço para incluir bons hábitos na rotina. Além de seguir as dicas acima, lembre-se que levar a vida muito à sério e ficar nervoso por qualquer motivo também é um veneno para o corpo e a mente.

Por isso, é muito importante realizar as atividades do dia a dia com prazer e alegria. Então, aproveite a vida e divirta-se!

Gostou das dicas? Compartilhe o artigo...

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...