Pular para o conteúdo principal

15 passos para lutar contra o envelhecimento


Embora o envelhecimento seja um processo natural do corpo humano, a rapidez com que ele se dá é uma consequência da vida moderna. O envelhecimento precoce é fruto do excesso de poluição, do estresse, das más escolhas alimentares, do sedentarismo e de hábitos perigosos para a saúde, como o consumo excessivo de álcool, o ganho de peso excessivo e o tabagismo. Mas, se por um lado os maus hábitos promovem um envelhecimento acelerado, por outro, as boas escolhas e as boas rotinas conseguem retardar este processo natural.

Travar o envelhecimento precoce é mais fácil do que parece e ,como mostra o site da revista Health, existem simples passos para conseguir. Eis alguns:

1 - Não usar canudos. O simples gesto de contrair os lábios para sugar uma bebida através do canudo acelera o aparecimento de rugas em torno da boca, explica a médica dermatologista Angela Lamb.

2 - Não fumar. 'O cigarro promove rugas", diz o dermatologista David Stoll, salientando que este hábito interfere na circulação sanguínea, o que por si só coloca a saúde em risco.

3 - Incluir antioxidantes na alimentação. Os alimentos ricos em antioxidantes, com a vitamina B e E, são importantes para a regeneração das células e para o bom estado da pele, pois protegem aquele que é o maior órgão do corpo humano de radicais livres. Além disso, os antioxidantes promovem uma melhor saúde cardiovascular.

4 - Dizer sim aos fermentados. De acordo com o médico Craig Kraffert, "os alimentos fermentados têm excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias". Um bom exemplo: kefir.

5 - Apostar na proteína. Uma vez que a "proteína ajuda a construir e a manter a massa muscular, que tende a diminuir com a idade", a sua ingestão é fundamental para travar o envelhecimento precoce e, com isso, prevenir algumas das doenças mais comuns da velhice.

6 - Cortar de vez no consumo de açúcar. Seja no seu estado natural, refinado ou sob a forma de adoçantes (especialmente os químicos), o açúcar é um dos alimentos que mais promove o envelhecimento interno e externo.

7 - Usar fronhas de seda. Um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de rugas é a almofada, isto, claro, se não escolher o tecido mais adequado. Diz a dermatologista Debra Jaliman que a seda ajuda o rosto a deslizar, sem deixar marcas.

8 - Dormir de barriga para cima. Parece um daqueles conselhos de senso comum, mas na prevenção do envelhecimento exterior, é, de fato, uma das formas mais eficazes.

9 - Gorduras? Sim, mas no prato. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são bons aliados do envelhecimento natural, uma vez que promovem a saciedade, estimulam o bom funcionamento dos órgãos e promovem uma proteção cardiovascular.

10 - Tornar o exercício físico uma prioridade. A saúde física e mental ganha sempre com a prática de atividade física, algo que deve ser rotineiro e aliado a bons hábitos, sejam eles alimentares ou de beleza (como treinar sem maquiagem e hidratar bem a pele).

11 - Controlar o stress. Sabe aquelas rugas que aparecem na testa e aquelas olheiras que teimam em permanecer? Pois bem, culpe a incapacidade de lidar com o stress, uma condição que afeta ainda a saúde a vários níveis.

12 - Esfoliar a pele. Uma das melhores formas de limpar a pele por fora, deixando-a macia e nutrida é através da esfoliação, de preferência com cremes que sejam de origem natural e ricos em nutrientes. Contudo, destaca o dermatologista David Stoll, "esfoliação a mais é contraproducente".

13 - Diminuir o consumo de sal. A ingestão elevada de sódio promove uma maior retenção de líquidos que, por sua vez, facilitam o acúmulo de gordura.

14 - Beber muita água. Não beber água suficiente vai afetar o envelhecimento da pele, ao mesmo tempo que compromete o bom funcionamento do sistema imunológico.

15 - Lavar o rosto antes de ir para a cama. "A pele rejuvenesce durante a noite", diz a Olga Lorencin-Northrup, aconselhando que seja lavada antes de dormir não só para livrá-la de todas as impurezas, mas também para lhe dar 'espaço' para respirar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

42 dicas para encarar a primeira maratona

Correr distâncias pequenas não parece fazer mais sentido. Cinco quilômetros? Dez quilômetros? Meia-maratona? Não… você quer ir além, o seu corpo está sedento por mais quilômetros. É hora de encarar a prova mais tradicional e respeitada do universo da corrida! Siga as nossas 42 dicas e saiba como chegar bem na sua  primeira maratona . Km 1 –  Escolha a prova com antecedência O primeiro passo para uma boa maratona é dado (muito) antes da largada. Definir a prova que você irá correr com, pelo menos, quatro meses de antecedência, ajuda em diversos aspectos da preparação, como planejamento dos treinos e logística para a viagem (caso seja uma prova longe da sua cidade). Km 2 –  Check-up Antes de partir para a tão sonhada prova de 42 km,  visite um médico e faça um check-up completo . Um dos principais exames é o teste ergoespirométrico, ideal para o atleta “encontrar a faixa de equilíbrio do corpo para a distância”, explica o treinador Darlan Duarte. Esse equilíbr...

Aprovada “droga viva”, que curou mais de 80% dos pacientes com câncer

Medicamento responsável por tratar e restruturar o sistema imunológico de pessoas com câncer está entrando para a história da medicina. O CAR-T, conhecido também como ‘droga viva’, foi aprovado para uso nos EUA e é produzido a partir da extração de leucócitos (glóbulos brancos) do sangue de quem tem leucemia. Ele é feito sob medida para casos e pacientes específicos. O tratamento já foi utilizado em 63 pessoas com algum tipo de câncer sanguíneo, das quais 83% ficaram livres da doença. Segundo a companhia farmacêutica  Novartis , responsável pela fabricação do medicamento, a droga custa US$ 475 mil, o equivalente a R$ 1,5 milhão. O CAR-T age ativando e reprogramando geneticamente os glóbulos brancos, fazendo com que estes sejam capazes de identificar o tumor e destruí-lo. Logo após a modificação genética, os leucócitos s...