Pular para o conteúdo principal

DIRETRIZES DO AVE AGUDO 2018: Top 10 novas recomendações.




Publicamos recentemente os highlights da nova diretriz de manejo precoce do acidente vascular encefálico (AVE) agudo (2018), que foi divulgado pela American Heart Association. A seguir, destacamos os 10 pontos principais da diretriz:

1) Em média, a cada 40 segundos, alguém nos Estados Unidos tem um acidente vascular cerebral. Destes, cerca de 87% são isquêmicos.

2) Em muitos casos, existem tratamentos eficazes que reduzem ou eliminam o dano cerebral causado no AVE agudo, se o tratamento for fornecido com rapidez suficiente.

3) O objetivo dessas diretrizes é fornecer um conjunto abrangente de recomendações para clínicos, no cuidado com pacientes adultos com AVE agudo. Estas diretrizes abordam atendimento pré-hospitalar, urgência, avaliação e tratamento de emergência com terapias intravenosas e endovasculares, além de incluir medidas de prevenção secundária iniciadas durante a internação hospitalar.

4) O tratamento efetivo imediato para AVE agudo em pacientes selecionados pode incluir:

Alteplase intravenosa até 4,5 horas após o início.

Trombectomia mecânica em até 24 horas.

5) Devem ser desenvolvidos sistemas regionais de cuidados com AVE, incluindo instalações de saúde capazes de fornecer cuidados de emergência iniciais com administração de alteplase intravenosa (IV) e centros capazes de realizarem tratamento endovascular com cuidados abrangentes. Sistemas de cuidados devem facilitar o transporte rápido para esses centros avançados quando apropriado. Administração de alteplase IV guiada pela consulta de telestroke para pacientes com AVE agudo pode ser tão segura e benéfica quanto a de centros de AVE.

6) Em pacientes que não receberam tratamento com alteplase IV ou endovascular e não têm um comorbidade que requer tratamento anti-hipertensivo agudo:

Com pressão arterial abaixo de 220/120 mmHg, iniciar ou reiniciar o tratamento da hipertensão dentro das primeiras 48-72 horas após um AVE agudo não é eficaz para prevenir a morte ou a dependência.

Com pressão arterial superior ou igual a 220/120 mmHg, o benefício de iniciar ou reiniciar o tratamento da hipertensão nas primeiras 48-72 horas é incerto.

7) Pacientes com AVE agudo que tenham imobilidade devem receber compressão pneumática intermitente para prevenir tromboembolismo venoso. Não está claro se a heparina subcutânea de dose profilática é benéfica nestes pacientes

8) Monitorização cardíaca deve ser feita pelo menos nas primeiras 24 horas após o evento. A monitorização cardíaca ambulatorial prolongada para detectar fibrilação atrial após o AVE pode não ser útil.

9) A orientação atualizada recomenda a realização de imagens não invasivas dos vasos cervicais dentro de 24 horas após a admissão para pacientes que tem AVE moderado ou não incapacitante no território carotídeo e sejam candidatos para endarterectomia carotídea ou stent para prevenir acidente vascular cerebral subsequente. Caso não haja contra-indicações, é razoável realizar a revascularização entre 48 horas e 7 dias do evento do índice.

10) O tratamento efetivo para AVE agudo deve ser instituído rapidamente e medidas para prevenir a recorrência  devem ser iniciadas o mais rápido possível.

Fonte: https://pebmed.com.br/guideline-avei-2018-top-10-das-novas-recomendacoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

42 dicas para encarar a primeira maratona

Correr distâncias pequenas não parece fazer mais sentido. Cinco quilômetros? Dez quilômetros? Meia-maratona? Não… você quer ir além, o seu corpo está sedento por mais quilômetros. É hora de encarar a prova mais tradicional e respeitada do universo da corrida! Siga as nossas 42 dicas e saiba como chegar bem na sua  primeira maratona . Km 1 –  Escolha a prova com antecedência O primeiro passo para uma boa maratona é dado (muito) antes da largada. Definir a prova que você irá correr com, pelo menos, quatro meses de antecedência, ajuda em diversos aspectos da preparação, como planejamento dos treinos e logística para a viagem (caso seja uma prova longe da sua cidade). Km 2 –  Check-up Antes de partir para a tão sonhada prova de 42 km,  visite um médico e faça um check-up completo . Um dos principais exames é o teste ergoespirométrico, ideal para o atleta “encontrar a faixa de equilíbrio do corpo para a distância”, explica o treinador Darlan Duarte. Esse equilíbr...

Aprovada “droga viva”, que curou mais de 80% dos pacientes com câncer

Medicamento responsável por tratar e restruturar o sistema imunológico de pessoas com câncer está entrando para a história da medicina. O CAR-T, conhecido também como ‘droga viva’, foi aprovado para uso nos EUA e é produzido a partir da extração de leucócitos (glóbulos brancos) do sangue de quem tem leucemia. Ele é feito sob medida para casos e pacientes específicos. O tratamento já foi utilizado em 63 pessoas com algum tipo de câncer sanguíneo, das quais 83% ficaram livres da doença. Segundo a companhia farmacêutica  Novartis , responsável pela fabricação do medicamento, a droga custa US$ 475 mil, o equivalente a R$ 1,5 milhão. O CAR-T age ativando e reprogramando geneticamente os glóbulos brancos, fazendo com que estes sejam capazes de identificar o tumor e destruí-lo. Logo após a modificação genética, os leucócitos s...