Pular para o conteúdo principal

Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

O parto normal é a forma mais natural de dar à luz mas ainda causa medo e insegurança em algumas mulheres, seja por causa da possibilidade de sentir dor ou pela ansiedade de esperar o bebê dar o sinal de que deseja nascer. Outro obstáculo é a falta de informação, principalmente nas consultas do pré-natal quando a gestante não é assistida de forma correta pelo obstetra. A cesárea é opção cirúrgica para o parto, e deve ser recomendada apenas em casos de complicações reais para a mulher e para o bebê. Se você está grávida e ainda tem dúvidas, na matéria de hoje vamos falar sobre os benefícios do parto normal para a mãe e também para o bebê.

benefícios do parto normal

Para a mãe: benefícios do parto normal

Uma das principais vantagens do parto normal para a mãe é o pós-parto. A recuperação é mais rápida, com menos tempo de internação hospitalar. Além disso, o risco de infecção é menor em relação a cesariana, o útero volta ao seu tamanho normal mais cedo e o aleitamento materno também é favorecido, já que o leite “desce” mais rápido.

E uma boa notícia para quem deseja ter mais de um filho: o primeiro trabalho de parto é o mais longo, sendo que a média de duração é de 12 horas. A partir da segunda gravidez, este tempo pode diminuir para 6 horas, mas há relatos de mulheres que conseguem ter o bebê em bem menos tempo.

Atenção a um dado importante: de acordo com o Ministério da Saúde, o risco de morte materna de quem realiza cesárea é cerca de 3,5 vezes maior do que das mulheres que optaram por parto normal.

Também é melhor para o bebê

Conheça os principais benefícios do parto normal para o bebê:

Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.Mais calmo e alerta: A ocitocina é um hormônio liberado pela mulher durante o processo do parto normal. Ao entrar em contato com a ocitocina, o bebê nasce mais calmo e também alerta.Mais imunidade: o contato do bebê com as bactérias e os microorganismos existentes no canal vaginal estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto normal seja responsável por evitar doenças futuras como asma, obesidade e doenças autoimunes.

Além disso, o parto normal favorece o vínculo emocional entre mãe e o recém-nascido. As contrações e a liberação de hormônios preparam o corpo da mulher e do bebê para este reconhecimento.

benefícios do parto normal

Mas e a dor?

A dor do parto normal é relatada por muitas mulheres e não deve ser banalizada. Mas é preciso destacar que o parto pode ser realizado sem anestesia na maioria dos casos. A aplicação de anestesia local, ou mesmo a raquianestesia, aquela aplicada nas costas apenas na hora do parto, pode ser necessária quando a cortes, como a episiotomia. Se a mulher optar pela anestesia ainda no trabalho de parto será feita a peridural. Essa anestesia permite que a paciente fique sem dor, mas ainda possa manter sua movimentação para realizar as atividades propostas pela equipe e também ajudar a fazer força na hora certa.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

42 dicas para encarar a primeira maratona

Correr distâncias pequenas não parece fazer mais sentido. Cinco quilômetros? Dez quilômetros? Meia-maratona? Não… você quer ir além, o seu corpo está sedento por mais quilômetros. É hora de encarar a prova mais tradicional e respeitada do universo da corrida! Siga as nossas 42 dicas e saiba como chegar bem na sua  primeira maratona . Km 1 –  Escolha a prova com antecedência O primeiro passo para uma boa maratona é dado (muito) antes da largada. Definir a prova que você irá correr com, pelo menos, quatro meses de antecedência, ajuda em diversos aspectos da preparação, como planejamento dos treinos e logística para a viagem (caso seja uma prova longe da sua cidade). Km 2 –  Check-up Antes de partir para a tão sonhada prova de 42 km,  visite um médico e faça um check-up completo . Um dos principais exames é o teste ergoespirométrico, ideal para o atleta “encontrar a faixa de equilíbrio do corpo para a distância”, explica o treinador Darlan Duarte. Esse equilíbr...

Aprovada “droga viva”, que curou mais de 80% dos pacientes com câncer

Medicamento responsável por tratar e restruturar o sistema imunológico de pessoas com câncer está entrando para a história da medicina. O CAR-T, conhecido também como ‘droga viva’, foi aprovado para uso nos EUA e é produzido a partir da extração de leucócitos (glóbulos brancos) do sangue de quem tem leucemia. Ele é feito sob medida para casos e pacientes específicos. O tratamento já foi utilizado em 63 pessoas com algum tipo de câncer sanguíneo, das quais 83% ficaram livres da doença. Segundo a companhia farmacêutica  Novartis , responsável pela fabricação do medicamento, a droga custa US$ 475 mil, o equivalente a R$ 1,5 milhão. O CAR-T age ativando e reprogramando geneticamente os glóbulos brancos, fazendo com que estes sejam capazes de identificar o tumor e destruí-lo. Logo após a modificação genética, os leucócitos s...