Pular para o conteúdo principal

Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

O parto normal é a forma mais natural de dar à luz mas ainda causa medo e insegurança em algumas mulheres, seja por causa da possibilidade de sentir dor ou pela ansiedade de esperar o bebê dar o sinal de que deseja nascer. Outro obstáculo é a falta de informação, principalmente nas consultas do pré-natal quando a gestante não é assistida de forma correta pelo obstetra. A cesárea é opção cirúrgica para o parto, e deve ser recomendada apenas em casos de complicações reais para a mulher e para o bebê. Se você está grávida e ainda tem dúvidas, na matéria de hoje vamos falar sobre os benefícios do parto normal para a mãe e também para o bebê.

benefícios do parto normal

Para a mãe: benefícios do parto normal

Uma das principais vantagens do parto normal para a mãe é o pós-parto. A recuperação é mais rápida, com menos tempo de internação hospitalar. Além disso, o risco de infecção é menor em relação a cesariana, o útero volta ao seu tamanho normal mais cedo e o aleitamento materno também é favorecido, já que o leite “desce” mais rápido.

E uma boa notícia para quem deseja ter mais de um filho: o primeiro trabalho de parto é o mais longo, sendo que a média de duração é de 12 horas. A partir da segunda gravidez, este tempo pode diminuir para 6 horas, mas há relatos de mulheres que conseguem ter o bebê em bem menos tempo.

Atenção a um dado importante: de acordo com o Ministério da Saúde, o risco de morte materna de quem realiza cesárea é cerca de 3,5 vezes maior do que das mulheres que optaram por parto normal.

Também é melhor para o bebê

Conheça os principais benefícios do parto normal para o bebê:

Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.Mais calmo e alerta: A ocitocina é um hormônio liberado pela mulher durante o processo do parto normal. Ao entrar em contato com a ocitocina, o bebê nasce mais calmo e também alerta.Mais imunidade: o contato do bebê com as bactérias e os microorganismos existentes no canal vaginal estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto normal seja responsável por evitar doenças futuras como asma, obesidade e doenças autoimunes.

Além disso, o parto normal favorece o vínculo emocional entre mãe e o recém-nascido. As contrações e a liberação de hormônios preparam o corpo da mulher e do bebê para este reconhecimento.

benefícios do parto normal

Mas e a dor?

A dor do parto normal é relatada por muitas mulheres e não deve ser banalizada. Mas é preciso destacar que o parto pode ser realizado sem anestesia na maioria dos casos. A aplicação de anestesia local, ou mesmo a raquianestesia, aquela aplicada nas costas apenas na hora do parto, pode ser necessária quando a cortes, como a episiotomia. Se a mulher optar pela anestesia ainda no trabalho de parto será feita a peridural. Essa anestesia permite que a paciente fique sem dor, mas ainda possa manter sua movimentação para realizar as atividades propostas pela equipe e também ajudar a fazer força na hora certa.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez sinais de câncer frequentemente ignorados

BBC7 de julho de 2017 16:41 Image caption Pesquisa aponta para sintomas que podem indicar desenvolvimento de células cancerígenas Direito de imagem Thinkstock Uma pesquisa da organização Cancer Research UK listou dez sintomas de câncer que muitas vezes são ignorados pelos cidadãos britânicos. A ONG diz que isso pode atrasar possíveis diagnósticos da doença. Veja abaixo os sintomas e a que tipo de câncer eles podem estar relacionados: Tosse e rouquidão (câncer de pulmão)Aparição de caroços pelo corpo (dependendo da região do corpo, pode indicar câncer)Mudança na rotina intestinal (câncer no intestino)Alteração no hábito de urinar (câncer na bexiga)Perda de peso inexplicável (pode estar ligada a diversas variações da doença)Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer)Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva)Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença)Dificuldade de engolir (câncer no esôfago)...

8 hábitos que causam o envelhecimento precoce

Reprodução / i2.wp.com Segundo o neurocientista americano, Gary Small, autor de livros sobre cérebro e longevidade, apenas 30% do envelhecimento humano está relacionado à genética. Para ele, grande parte desse processo depende de fatores externos, como a nutrição e a qualidade de vida. Causas do envelhecimento precoce De acordo com o especialista, para combater o  envelhecimento precoce  e retardar o aparecimento das rugas, é essencial evitar alguns maus hábitos, seguindo uma rotina saudável. Os hábitos que devem ser evitados são: 1. Se alimentar mal O consumo excessivo de açúcar, carne vermelha e embutidos deve ser evitado. Esses alimentos podem causar inflamações no organismo que enfraquecem a pele, gerando rugas. Para inibir o envelhecimento precoce é fundamental manter uma alimentação balanceada, ingerindo, diariamente, frutas, verduras e legumes. Alguns vegetais são ainda mais poderosos, pois conseguem combater a oxidação celular. O tomate, a cenoura, a goiaba, a m...

Como a deficiência de vitamina D afeta o nosso corpo?

As vitaminas são extremamente importantes para o correto funcionamento do nosso organismo. A falta ou a carência delas provoca más condições ou alterações em nossa saúde. Neste artigo,  trataremos a respeito especificamente da Vitamina D e as consequências de sua deficiência . A vitamina D ou o Calciferol é útil para a correta formação dos dentes e ossos, bem como é benéfica para o correto funcionamento das articulações e do sistema nervoso. Outros benefícios Outros efeitos benéficos são  a absorção do cálcio e fósforo. Ela é necessária para a produção de hormônios, para a atividade muscular e cardíaca. Além de contribuir com o nosso sono e nos manter de bom humor. Também ajuda na correta absorção de proteínas por parte do intestino delgado.  Mediante a exposição ao sol, em horários permitidos, é claro, no meio da manhã ou no meio da tarde o nosso corpo tem a capacidade de produzi-la embaixo da pele. Igualmente podemos consumi-la por meio dos alimentos e em forma d...