Pular para o conteúdo principal

Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

O parto normal é a forma mais natural de dar à luz mas ainda causa medo e insegurança em algumas mulheres, seja por causa da possibilidade de sentir dor ou pela ansiedade de esperar o bebê dar o sinal de que deseja nascer. Outro obstáculo é a falta de informação, principalmente nas consultas do pré-natal quando a gestante não é assistida de forma correta pelo obstetra. A cesárea é opção cirúrgica para o parto, e deve ser recomendada apenas em casos de complicações reais para a mulher e para o bebê. Se você está grávida e ainda tem dúvidas, na matéria de hoje vamos falar sobre os benefícios do parto normal para a mãe e também para o bebê.

benefícios do parto normal

Para a mãe: benefícios do parto normal

Uma das principais vantagens do parto normal para a mãe é o pós-parto. A recuperação é mais rápida, com menos tempo de internação hospitalar. Além disso, o risco de infecção é menor em relação a cesariana, o útero volta ao seu tamanho normal mais cedo e o aleitamento materno também é favorecido, já que o leite “desce” mais rápido.

E uma boa notícia para quem deseja ter mais de um filho: o primeiro trabalho de parto é o mais longo, sendo que a média de duração é de 12 horas. A partir da segunda gravidez, este tempo pode diminuir para 6 horas, mas há relatos de mulheres que conseguem ter o bebê em bem menos tempo.

Atenção a um dado importante: de acordo com o Ministério da Saúde, o risco de morte materna de quem realiza cesárea é cerca de 3,5 vezes maior do que das mulheres que optaram por parto normal.

Também é melhor para o bebê

Conheça os principais benefícios do parto normal para o bebê:

Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.Mais calmo e alerta: A ocitocina é um hormônio liberado pela mulher durante o processo do parto normal. Ao entrar em contato com a ocitocina, o bebê nasce mais calmo e também alerta.Mais imunidade: o contato do bebê com as bactérias e os microorganismos existentes no canal vaginal estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto normal seja responsável por evitar doenças futuras como asma, obesidade e doenças autoimunes.

Além disso, o parto normal favorece o vínculo emocional entre mãe e o recém-nascido. As contrações e a liberação de hormônios preparam o corpo da mulher e do bebê para este reconhecimento.

benefícios do parto normal

Mas e a dor?

A dor do parto normal é relatada por muitas mulheres e não deve ser banalizada. Mas é preciso destacar que o parto pode ser realizado sem anestesia na maioria dos casos. A aplicação de anestesia local, ou mesmo a raquianestesia, aquela aplicada nas costas apenas na hora do parto, pode ser necessária quando a cortes, como a episiotomia. Se a mulher optar pela anestesia ainda no trabalho de parto será feita a peridural. Essa anestesia permite que a paciente fique sem dor, mas ainda possa manter sua movimentação para realizar as atividades propostas pela equipe e também ajudar a fazer força na hora certa.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...