Célula cancerígena
Embora seja uma das doenças mais antigas que assolam a humanidade, ainda existem questionamentos que pairam sobre boa parte da sociedade. Sendo uma doença antiga, por que temos a impressão que o número de pessoas com essa doença cresce cada dia mais? Quais os principais sintomas desta doença? Como posso evitar o câncer? Essas são apenas algumas perguntas que tentarei responder aqui, pautado, logicamente, em artigos científicos.
Mesmo com o avanço científico tendo proporcionado um aumento na qualidade de vida, a erradicação de algumas doenças e o surgimento de melhores medicamentos, ainda vemos um grande número de pessoas com câncer. Isso se deve a um conjunto multifatorial, onde tem-se a herança genética (que ainda não podemos manipular), um aumento na expectativa de vida, com pessoas vivendo mais anos e, principalmente, aos hábitos de vida, que ficaram piores nas últimas gerações. Percebe-se uma piora nos hábitos alimentares \p um aumento do sedentarismo e do estresse nas relações humanas, além de poucas horas de um sono qualitativamente ruim. Devido a piora desses fatores, percebe-se um aumento na incidência de determinados tipos de câncer.
Envelhecimento da População
Outra questão muito perguntada pela população é quais sinais e sintomas são característicos de pessoas que tem câncer. Esse é um assunto complexo, pois requer uma avaliação médica completa. No entanto, podemos destacar alguns sintomas mais característicos: perda de peso significativa sem explicação;alteração de hábitos intestinais (períodos de diarreia seguidos de constipação; sangue nas fezes); urinar sangue; perda gradativa do campo visual; mudança na aparência das pintas do corpo; presença de “caroço” duro, indolor, de surgimento repentino e presença de nódulo nas mamas, entre outros sintomas. Lembrando que ter um ou mais desses sintomas NãO significa que você tenha câncer, mas sim que precisa ser avaliado por um médico para descobrir a origem desses sintomas.
Características de malignidade
Como ainda não existe uma cura definitiva para o câncer (somente quimio e radioterapia além de cirurgia, em alguns caso), o melhor método de se proteger do câncer é tentar, de todas as maneiras, evitar o seu desenvolvimento. Como discutido anteriormente, o câncer tem uma herança genética, fator que hoje ainda não podemos modificar, mas a mudança de hábitos de vida, embora difícil, pode ser alcançada. Adotar hábitos saudáveis como exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e uma noite de sono reparadora são fundamentais. Com relação a alimentação, deve-se evitar o excesso de alimentos industrializados, carnes vermelhas, refrigerantes, farinhas refinadas, além do álcool e tabaco.
Portanto, embora ainda tenha muita informação a ser descoberta sobre esta terrível patologia, existem ações que já podemos exercer no intuito de prevenir e até mesmo diagnosticar mais cedo esta doença. Lembre-se de manter os hábitos aqui relatados e de fazer consultas periódicas com seu médico.
Dr. William Schorchit
Nutrologia
Clínica geral
Comentários
Postar um comentário