Pular para o conteúdo principal

Ficar sem dormir faz TÃO mal que aumenta até riscos de demência cerebral, diz estudo

ESCRITO POR: PAULO NOBUO

DEAN DROBOT/SHUTTERSTOCK

Ficar muito tempo sem dormir pode aumentar até os ricos de demência cerebral. Isso porque, segundo um estudo realizado pela Universidade Politécnica de Marche na Itália, células cerebrais que destroem e digerem detritos desgastados, promovendo uma espécie de faxina no órgão, trabalham em excesso quando há privação de sono.

O fato poderia então explicar por que pessoas que dormem menos de seis horas à noite ou sofrem com sono de má qualidade apresentam maiores chances de desenvolver demência, Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.

PUBLICIDADE

Insônia, noites mal dormidas: o que diz a ciência?

MAXIPHOTO/ISTOCK

Publicado pelo Journal of Neuroscience, a pesquisa mostrou que, comparando o cérebro de ratos de laboratório que tinham padrões de sono normal com camundongos que eram obrigados a ficar sem dormir, era possível observar que o órgão tem um mecanismo de limpeza que recria sinapses danificadas e as transforma em proteínas e novas membranas, que apenas funcionaria plenamente quando o sono é regular.

ADVERTISEMENT

No cérebro de roedores com privação de sono o sistema de faxina permanecia mais ativo do que o normal e, trabalhando além da conta, quebrava mais conexões neurais, desregulando o bom funcionamento cerebral.

 

Todo o processo, de acordo com os pesquisadores, acelera o funcionamento de pequenas células imunológicas do sistema nervoso, chamadas de micróglias e responsáveis pela proteção do cérebro, podendo então comprometer sua ação defensora e aumentar os riscos de doenças neurodegenerativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...