Pular para o conteúdo principal

os alimentos potencialmente cancerígenos




5K
4'Você sabia que alguns alimentos que, segundo algumas pesquisas, poderiam desencadear diferentes tipos de câncer são habitualmente consumidos por nós? Alguns deles, aliás, ingerimos com muita frequência sem conhecer os riscos que podem desencadear para a saúde.

Nesse artigo explicaremos quais são esses alimentos para que você possa limitar ou evitar o consumo em sua alimentação, principalmente se você tem antecedentes familiares que aumentam o risco de sofrer de câncer, ou simplesmente por uma questão de prevenção. Confira.

Os Transgênicos estão na lista de alimentos que oferecem risco a saúde

No caso dos alimentos transgênicos, ou geneticamente modificados, existem inúmeros estudos que demonstram os riscos deles para a saúde. Tais riscos ficam a cada ano mais evidente, e em muitos casos é muito tarde evita-los.

Buscando uma produção agrícola em massa, muitos limites éticos são ultrapassados para se chegar a uma grande produtividade, deixando de lado a qualidade dos alimentos.

Além disso, os transgênicos também estão relacionados a outros problemas de saúde, tais como a infertilidade e o desenvolvimento de alergias.

Alguns dos alimentos transgênicos mais conhecidos são a soja e o milho. O problema é que seus efeitos não se limitam apenas aos alimentos em si, mas são transmitidos aos seus derivados, como suas farinhas, açúcares ou o xarope de milho, com os quais se preparam uma grande quantidade de doces. O gado alimentado com soja transgênica também é afetado, e posteriormente o consumimos com total desconhecimento.

Por isso, recomendamos o consumo de produtos orgânicos, tanto a soja e o milho quanto a carne, o leite e os ovos, e que se olhe sempre muito bem as etiquetas dos produtos comprados para conhecer seus ingredientes.

Açúcar branco

Antigamente o açúcar branco era considerado apenas por seu sabor delicioso, porém, cada vez mais nutricionistas se referem a ele como um veneno. Alguns estudos confirmam que o açúcar branco alimenta o câncer, já que não apenas oferece nenhum benefício a nosso organismo como também o descalcifica e acidifica.

Os tumores geralmente se desenvolvem em locais acidificados devido à má alimentação, o estresse, os maus hábitos, o excesso de toxinas, etc.

Além disso, esse produto contribui para a proliferação de parasitas e a tendência de desenvolvermos problemas de pâncreas e doenças cardiovasculares.

Para resolver isso não basta apenas eliminar totalmente o consumo de açúcar branco de nossa alimentação, mas também devemos considerar todos os alimentos constituídos por esse ingrediente, tais como bebidas, doces, cereais, chocolates, caramelos, etc.

Para substituir o açúcar temos opções muito mais saudáveis, por exemplo:

StéviaMel de abelhaMel de cana de açúcarAçúcar integral de canaRapaduraXaropa de agaveMelaços de cerais

Carboidratos refinados

Com os carboidratos refinados descobrimos que um alimento saudável, como é o caso de um cereal integral, perde sua fibra, que é uma parte indispensável para que o alimento seja digerido corretamente. Assim, nos deparamos com cereais e farinhas refinadas e processadas com as quais são preparados os seguintes alimentos:

MacarrãoPãoDocesBiscoitosMassas

O consumo habitual desses alimentos, que em muitos casos costuma ser diário, pode causar, a longo prazo, câncer de cólon ou de mama. Além disso, também causa um ganho de peso, acidez, má digestão e prisão de ventre.

Em contrapartida, o consumo de alimentos integrais favorece o trânsito intestinal e nos oferece a sensação de saciedade, por isso é ideal inclui-los em nosso cardápio se quisermos perder peso, por exemplo.

Dicas finais

Depois de analisar os três grandes grupos de alimentos que são potencialmente cancerígenos se consumidos habitualmente, oferecemos algumas dicas finais muito úteis:

Sempre que puder opte por alimentos orgânicos. Inclusive aqueles chamados de “naturais” costumam conter ingredientes muito econômicos e de má qualidade, que são potencialmente cancerígenos. Evite a soja, o milho e seus derivados, se forem transgênicos.Elimine o açúcar branco e todo tipo de alimento açucarado da alimentação, substitua-os por adoçantes naturais.Escolha sempre alimentos integrais e completos, com sua fibra natural. Ao fazer essa mudança deveremos aumentar também o consumo de água fora das refeições, já que a princípio nosso corpo pode levar tempo pra se adaptar e podemos sofrer de prisão de ventre, dores de cabeça ou algum outro incômodo. Mas esses sintomas desaparecerão em pouco tempo e rapidamente notaremos uma melhora.

Imagens oferecidas por [email protected], kulinarno e bookchen.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

42 dicas para encarar a primeira maratona

Correr distâncias pequenas não parece fazer mais sentido. Cinco quilômetros? Dez quilômetros? Meia-maratona? Não… você quer ir além, o seu corpo está sedento por mais quilômetros. É hora de encarar a prova mais tradicional e respeitada do universo da corrida! Siga as nossas 42 dicas e saiba como chegar bem na sua  primeira maratona . Km 1 –  Escolha a prova com antecedência O primeiro passo para uma boa maratona é dado (muito) antes da largada. Definir a prova que você irá correr com, pelo menos, quatro meses de antecedência, ajuda em diversos aspectos da preparação, como planejamento dos treinos e logística para a viagem (caso seja uma prova longe da sua cidade). Km 2 –  Check-up Antes de partir para a tão sonhada prova de 42 km,  visite um médico e faça um check-up completo . Um dos principais exames é o teste ergoespirométrico, ideal para o atleta “encontrar a faixa de equilíbrio do corpo para a distância”, explica o treinador Darlan Duarte. Esse equilíbr...

Aprovada “droga viva”, que curou mais de 80% dos pacientes com câncer

Medicamento responsável por tratar e restruturar o sistema imunológico de pessoas com câncer está entrando para a história da medicina. O CAR-T, conhecido também como ‘droga viva’, foi aprovado para uso nos EUA e é produzido a partir da extração de leucócitos (glóbulos brancos) do sangue de quem tem leucemia. Ele é feito sob medida para casos e pacientes específicos. O tratamento já foi utilizado em 63 pessoas com algum tipo de câncer sanguíneo, das quais 83% ficaram livres da doença. Segundo a companhia farmacêutica  Novartis , responsável pela fabricação do medicamento, a droga custa US$ 475 mil, o equivalente a R$ 1,5 milhão. O CAR-T age ativando e reprogramando geneticamente os glóbulos brancos, fazendo com que estes sejam capazes de identificar o tumor e destruí-lo. Logo após a modificação genética, os leucócitos s...