Pular para o conteúdo principal

4 receitas com colágeno para turbinar sua saúde

UOL2 de junho de 2017 11:40

O colágeno é o principal componente proteico da pele e dos ossos | Crédito: Shutterstock

Não é de hoje que o colágeno é o queridinho das mulheres, principalmente aquelas que sonham com o corpo mais firme e uma pele mais jovem. Além dos benefícios estéticos, a famosa proteína também é responsável pela proteção dos ossos e articulações.

A biomédica Natalie Lucasech explica: “O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com o avanço da idade, o organismo elabora cada vez menos, começando a cair por volta dos 30 anos, diminuindo cerca de 1% a cada ano que passa. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica, caindo para apenas 35%, em média. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões”.

E é fácil perceber que de uns anos para cá, a procura pelo colágeno aumentou e hoje é possível encontrá-lo na composição de inúmeros alimentos, cosméticos e cápsulas de beleza. “Nas prateleiras de farmácias e supermercados existem produtos à base de colágeno como balas e bombons de diferentes formatos, águas aromatizadas, barrinha de cereais e até granola”, conta a especialista em saúde estética.

Colágeno em pó ou em cápsula?

“Para suplementação, a dica é optar pelo colágeno em pó e de preferência hidrolisado, pois a absorção é melhor e mais rápida. A versão em pó tende a ser mais concentrada”, afirma Natalie. Ela ainda sugere produtos enriquecidos com vitamina A, vitamina C e vitamina E, além de zinco, pois esses micronutrientes potencializam a síntese do colágeno, além de apresentarem ação antioxidante. Em casa, é possível adicioná-lo em pó em suco de frutas cítricas como limão, pois a mistura melhora a absorção da proteína no organismo.

A biomédica indicou algumas receitinhas para potencializar a absorção e estimular a produção de colágeno que você pode fazer em casa, gastando pouco. Aproveite!

Gelatina com proteína extra

1 sachê (ou 2 col./sopa) de colágeno hidrolisado

1 litro de suco de uva integral sem açúcar

1 col.(sobremesa) de mel (ou adoçante)

Modo de preparo:

Dissolva o colágeno no suco de uva e leve ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos. Espere esfriar, distribua em taças e leve à geladeira para endurecer.

Creme antirrugas – estimulante de colágeno

20ml de óleo de coco

30ml de cera de abelha

Modo de preparo: Coloque ambos em banho-maria, para que comecem a se fundir pouco a pouco, e misture com a ajuda de uma espátula ou utensílio de madeira, cerâmica ou vidro. Quando estiverem totalmente mesclados, apague o fogo e imediatamente adicione o restante dos ingredientes:

5ml de óleo de rosa mosqueta

5ml de vitamina E

5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)

5 gotas de óleo essencial de rosas (opcional)

Modo de preparo: Basta misturar bem e deixar esfriar. É recomendado conservar na geladeira para que dure por mais tempo. Se você vive em um lugar muito quente ou quer conservá-lo fora da geladeira, uma opção é acrescentar uns 10 ou 15ml a mais de cera de abelha. Se a preferência é por uma textura um pouco mais líquida, aumente um pouco a quantidade de óleo de coco e reduza a de cera de abelha.

Receita de suco de colágeno

240 ml de suco de limão

1 cenoura

1 colher (sopa) colágeno em pó

1 colher (sopa) de levedura de cerveja

1 colher (chá) de geleia real

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é não coar, pois assim garante maior saciedade.

Aloe vera com mel

O aloe vera possui nutrientes para combater o efeito de pele frouxa. O ácido málico em gel extraído da planta ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a combater a flacidez. Além disso, é um hidratante natural.Extraia o gel a partir de uma folha de aloe vera e passe no rosto e pescoço. Deixe por 15 a 20 minutos e depois lave com água morna.

Outra opção é misturar uma colher de sopa de gel de aloe vera e uma colher de chá de mel. Aplique isto sobre seu rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Lave também com água morna e, em seguida, espirre um pouco de água fria.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...