Pular para o conteúdo principal

4 receitas com colágeno para turbinar sua saúde

UOL2 de junho de 2017 11:40

O colágeno é o principal componente proteico da pele e dos ossos | Crédito: Shutterstock

Não é de hoje que o colágeno é o queridinho das mulheres, principalmente aquelas que sonham com o corpo mais firme e uma pele mais jovem. Além dos benefícios estéticos, a famosa proteína também é responsável pela proteção dos ossos e articulações.

A biomédica Natalie Lucasech explica: “O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com o avanço da idade, o organismo elabora cada vez menos, começando a cair por volta dos 30 anos, diminuindo cerca de 1% a cada ano que passa. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica, caindo para apenas 35%, em média. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões”.

E é fácil perceber que de uns anos para cá, a procura pelo colágeno aumentou e hoje é possível encontrá-lo na composição de inúmeros alimentos, cosméticos e cápsulas de beleza. “Nas prateleiras de farmácias e supermercados existem produtos à base de colágeno como balas e bombons de diferentes formatos, águas aromatizadas, barrinha de cereais e até granola”, conta a especialista em saúde estética.

Colágeno em pó ou em cápsula?

“Para suplementação, a dica é optar pelo colágeno em pó e de preferência hidrolisado, pois a absorção é melhor e mais rápida. A versão em pó tende a ser mais concentrada”, afirma Natalie. Ela ainda sugere produtos enriquecidos com vitamina A, vitamina C e vitamina E, além de zinco, pois esses micronutrientes potencializam a síntese do colágeno, além de apresentarem ação antioxidante. Em casa, é possível adicioná-lo em pó em suco de frutas cítricas como limão, pois a mistura melhora a absorção da proteína no organismo.

A biomédica indicou algumas receitinhas para potencializar a absorção e estimular a produção de colágeno que você pode fazer em casa, gastando pouco. Aproveite!

Gelatina com proteína extra

1 sachê (ou 2 col./sopa) de colágeno hidrolisado

1 litro de suco de uva integral sem açúcar

1 col.(sobremesa) de mel (ou adoçante)

Modo de preparo:

Dissolva o colágeno no suco de uva e leve ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos. Espere esfriar, distribua em taças e leve à geladeira para endurecer.

Creme antirrugas – estimulante de colágeno

20ml de óleo de coco

30ml de cera de abelha

Modo de preparo: Coloque ambos em banho-maria, para que comecem a se fundir pouco a pouco, e misture com a ajuda de uma espátula ou utensílio de madeira, cerâmica ou vidro. Quando estiverem totalmente mesclados, apague o fogo e imediatamente adicione o restante dos ingredientes:

5ml de óleo de rosa mosqueta

5ml de vitamina E

5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)

5 gotas de óleo essencial de rosas (opcional)

Modo de preparo: Basta misturar bem e deixar esfriar. É recomendado conservar na geladeira para que dure por mais tempo. Se você vive em um lugar muito quente ou quer conservá-lo fora da geladeira, uma opção é acrescentar uns 10 ou 15ml a mais de cera de abelha. Se a preferência é por uma textura um pouco mais líquida, aumente um pouco a quantidade de óleo de coco e reduza a de cera de abelha.

Receita de suco de colágeno

240 ml de suco de limão

1 cenoura

1 colher (sopa) colágeno em pó

1 colher (sopa) de levedura de cerveja

1 colher (chá) de geleia real

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é não coar, pois assim garante maior saciedade.

Aloe vera com mel

O aloe vera possui nutrientes para combater o efeito de pele frouxa. O ácido málico em gel extraído da planta ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a combater a flacidez. Além disso, é um hidratante natural.Extraia o gel a partir de uma folha de aloe vera e passe no rosto e pescoço. Deixe por 15 a 20 minutos e depois lave com água morna.

Outra opção é misturar uma colher de sopa de gel de aloe vera e uma colher de chá de mel. Aplique isto sobre seu rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Lave também com água morna e, em seguida, espirre um pouco de água fria.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...