Pular para o conteúdo principal

10 Receitas de Suco de Romã – Benefícios e Como Fazer

A romã é uma fruta difundida no Brasil pelos portugueses. Sua origem vem do Oriente médio, mais especificamente na Ásia Menor, e cultivada no mediterrâneo, sendo Israel um de seus principais produtores. É uma planta que se adapta a climas tropicais e subtropicais, até no semi-árido.

Possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de doenças. É abundante em água, tem baixa quantidade de gorduras e pouquíssimas calorias. Rica em potássio, cálcio, ferro e fósforo, tem ainda minerais como magnésio e sódio.

Também possui vitamina A, tanino e vitaminas do complexo B, como a B6, e ácido pantatênico, e ainda, vitamina C, E, e é composta de carboidratos, água e proteínas.

De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil, é comum o preparo do chá de casca de romã e uso das sementes de romã para superstições na virada do ano, mas você sabia que pode obter muitos benefícios ao consumir o suco de romã?

Benefícios do suco de romã

O suco de romã pode trazer importantes benefícios para o estômago, aliviando problemas digestivos como a diarreia, além de ajudar no tratamento de cólera. A ingestão regular de suco de romã pode manter um bom fluxo de sangue no corpo. Isso está diretamente relacionado à prevenção de derrames e ataques cardíacos.

Por ser uma excelente fonte de antioxidantes, a romã também ajuda a prevenir o câncer e reduzir a pressão arterial. O sumo de romã tem propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra várias doenças orais. Doenças como aterosclerose e osteoartrite também encontram um alívio com o consumo de suco de romã.

Além disso, as romãs são capazes de impedir a criação de enzimas que são responsáveis pela quebra do tecido conjuntivo no interior do corpo e manter um fluxo sanguíneo saudável.

Para saber como fazer o suco de romã e como extrair da melhor forma o seu sumo contido nas sementes, veja abaixo as receitas que separamos. Algumas receitas podem levar outras frutas e ingredientes no preparo, o que torna o suco ainda mais saboroso e saudável. Apesar de muitas pessoas acharem a fruta sem graça, ela definitivamente pode trazer importantes benefícios para a saúde.

1. Receita de suco de romã

1 romã;1 copo de água;adoçante ou açúcar a gosto.

Core a romã ao meio. Mergulhe a romã em uma tigela grande com água. Retire as sementes da romã na água corrente. A casca e as membranas que sobraram após a lavagem das sementes devem ser descartadas. Separe as sementes com um coador e, em seguida, leve para bater em um liquidificador até quebrar bem.

Passe as sementes em uma peneira sobre a tigela. Em seguida, a polpa deve ser pressionada contra o coador para extrair o máximo de sumo possível das sementes. Depois de extraído o suco leve para bater no liquidificador com um copo de água e adoce a gosto. Sirva com gelo em seguida.

2. Receita de suco de romã com maçã

3 maçãs;1 romã;água para ajudar a bater;adoçante ou mel a gosto.

Lave a maçã e romã. Corte a maçã em cubos com a casca e descarte sementes. Corta e romã ao meio, descarte as membranas e bata as sementes com a polpa junto das maçãs. Se necessário adicione um pouco de água, adoce a gosto e sirva.

3. Receita de suco de romã com laranja

2 laranjas grandes;2 romãs;300 ml de água fria;2 colheres de sobremesa de mel ou agave;1 colher de sobremesa de folhas de hortelã.

Comece por descascar as laranjas e as romãs e lavar as folhas de hortelã. Leve tudo ao liquidificador e triture bem. Coe o sumo para um copo e sirva em seguida. Se quiser, decore com folhas de hortelã. Se quiser sirva com cubos de gelo.

4. Receita de suco de romã com limão

água com gás;1 limão siciliano;1 romã;1 punhado de hortelã;gelo a gosto.

Esprema o sumo da romã, esprema o sumo do limão e leve para bater com a hortelã lavada, gelo e água com gás. Sirva em seguida. Se quiser pode adoçar.

5. Receita de suco de romã com gengibre

lascas de gengibre;1 romã;mel a gosto;1 copo de água.

Bata as lascas de gengibre com o sumo da romã, água e o mel. Quando estiver bem homogêneo, sirva com gelo.

6. Receita de suco de romã com uva

1 xícara de uva fresca;gelo a gosto;1 xícara de água;1/2 xícara de sementes de romã.

Leve a uva para bater junto das sementes de romã no liquidificador com a água. Quando estiver homogêneo, coe, adicione gelo e sirva sem adoçar.

7. Receita de suco de romã com abacaxi

1 xícara de abacaxi;1 colher de gengibre;1/2 copo de suco de romã;1 litro de água.

Descasque o abacaxi e pique na quantidade determinada. Extraia o suco das sementes de romã. Leve para bater no liquidificador com a água e gengibre. Sirva em seguida!

8. Receita de suco de romã com cenoura e aipo

1 romã;2 cenouras;2 talos de aipo;1 colher de sopa de salsa;200 ml de água;gelo a gosto.

Primeiro bata no liquidificador os caroços do romã, a cenoura e o aipo juntamente com a água. Em seguida adicione gelo e a salsa e misture bem. Sirva!

9. Receita de suco de romã com kiwi

1 romã;1 kiwi;1/2 copo de água filtrada.

Bata as sementes de romã com o kiwi descascado e picado e a água. Passe num coador e sirva adoçado a gosto com mel ou adoçante. Sirva em seguida bem gelado.

10. Receita de suco de romã com melão

2 fatias de melão;1 romã;um pouco de água para ajudar a bater.

Descasque o melão e retire as fatias. Leve para bater no liquidificador junto das sementes e polpa de romã. Adicione um pouco de água. Bata bem, coe e sirva.

O que você achou dessas receitas de suco de romã que separamos acima? Qual delas mais chamou sua atenção para aprender como fazer e experimentar? Comente abaixo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...