Pular para o conteúdo principal

Os sete Benefícios mais importante do Selênio

Enumeramos abaixo sete benefícios do selênio para a boa forma e saúde, e assim você entenderá para que serve e onde encontrar este mineral.

1. Prevenção contra o Câncer

O selênio é importantíssimo para muitos processos a nível celular, motivo pelo qual a sua influência é dificilmente visível na primeira observação. Essa influência, porém, favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, o que é extremamente importante para evitar o câncer. Nesse sentido, o selênio reforça a tendência à apoptose, isto é, à morte natural e programada das células. Se esse mecanismo para que serve o selênio não funcionar corretamente, as chances de desenvolvimento de câncer aumentam dramaticamente.

2. Combate aos Radicais Livres

O combate aos radicais livres e a seus danos é, também, um dos benefícios do selênio mais significativos. A presença de níveis ideais de selênio potencializa a regeneração do DNA atacado por radicais livres, de modo que o papel do selênio para evitar o câncer é ainda maior.

Mais do que isso, o selênio combate os radicais livres de duas formas: diretamente, como um poderoso antioxidante, e indiretamente, atuando na síntese de antioxidantes como a superoxidase, que protege o corpo do desenvolvimento de tumores.

Indiretamente, a função do selênio como antioxidante protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e a gota. Do mesmo modo, são prevenidos o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

3. Maior Imunidade

Doenças comuns, porém, também são prevenidas pelo selênio. O estímulo ao funcionamento do sistema imunológico se destaca entre os benefícios do selênio, que dá ainda mais potência à imunidade ao diminuir as inflamações e, assim, evitar a sobrecarga do sistema imunológico.

4. Regulação do Sistema Endócrino

Também muito importante entre os benefícios do selênio é o estímulo ao sistema endócrino, particularmente à glândula tireoide. Essa glândula central, que regula o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema endócrino, funciona de modo mais eficaz e intenso através da influência do selênio.

5. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Por fim, o selênio também possui funções que protegem o sistema circulatório. O seu efeito anticoagulante protege o corpo contra perigosos coágulos, enquanto o seu papel como antioxidante evita o acúmulo de colesterol LDL (o colesterol “mau”) nas artérias, evitando a arteriosclerose e as doenças cardiovasculares em geral.

6. Perda de Peso

Os benefícios do selênio para a perda de peso são claramente significativos do ponto de vista hormonal. Através da glândula tireoide, pequenas quantidades do mineral podem influenciar o emagrecimento mais significativamente que grandes quantidades de outros minerais.

O emagrecimento se dá mais facilmente na presença de níveis adequados de selênio, uma vez que a glândula tireoide em bom funcionamento assegura um metabolismo mais rápido. Como se sabe, o metabolismo rápido é excelente para quem procura perder peso, já que nesse caso o corpo queima calorias mais rapidamente, até mesmo quando em repouso.

7. Ganho de Massa Muscular

Como todos os antioxidantes, o selênio oferece aos músculos uma significativa proteção contra os radicais livres que são liberados após o treino de resistência muscular. Dessa forma, os músculos são ao menos ligeiramente beneficiados pelo selênio, uma vez que sua recuperação após o treino se torna mais rápida.

Mais significativo que isso, porém, são os resultados de estudos que apontam uma correlação significativa entre a fraqueza muscular na velhice e os baixos níveis de selênio. Esse resultado deixa entrever que as funções do selênio na proteção e no desenvolvimento dos músculos são significativas e desejáveis.

Um terceiro aspecto, porém, tem a ver com as sensações de fadiga e de dor nos músculos, particularmente presentes depois do treino de resistência muscular. Essas sensações são menos intensas em pessoas que obtêm os níveis adequados de selênio, de forma que uma rotina de treinos para hipertrofia muscular torna-se mais fácil de se manter

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-do-selenio-para-que-serve-e-fontes/#LITd2VHtviEorWuj.99

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...