Pular para o conteúdo principal

O que acontece com o corpo logo depois da prática de exercício


Durante os 30 minutos após treino, aumenta a sensação de relaxamento, muda o funcionamento do pâncreas e cresce a capacidade de atenção. Ao se exercitar, o celebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando. Uma atividade física habitual consegue, além de diminuir o peso e manter um corpo bonito, melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde.

As mudanças produzidas após à prática esportiva são provocadas pela produção de uma série de hormônios, como a testosterona, a adrenalina, o cortisol e as endorfinas. Como isso se traduz na prática: estes químicos produzirão um estado transitório de relaxamento, que podem durar várias horas, dependendo da intensidade do treinamento. Estes efeitos, efêmeros, perduram no tempo à medida que se aumenta a frequência do treino. Ao relaxamento dos primeiros 30 minutos, podemos acrescentar rapidez mental, necessidade de açúcar, queima de calorias e sensação de bem-estar.

O importante é que a intensidade dever ser correta, com progressão, porque o que hoje é muito intenso, em duas semanas não é mais, e devemos aumentar o nível de treino. O exercício ajuda a combater as respostas hormonais e sintomas de ansiedade, mas, claro, não resolve o foco de estresse se for provocado por outros problemas.

Treinar faz com que os músculos queimem uma quantidade maior de açúcar procedente do sangue. O pâncreas precisa produzir menos insulina para manter o nível glicêmico sob controle, produzindo risco menor de sofrer de diabetes. As investigações sugerem que modelos de treinamento de alta intensidade e força têm um impacto positivo no equilíbrio da insulina durante os 30 minutos posteriores à atividade. Estudos recentes sobre o assunto já mostram, por exemplo, que malhar por apenas alguns minutos, da forma que você preferir, já é a quantidade suficiente para começar essas alterações de DNA em seu corpo. É por isso que, ao fazer exercício físico com regularidade você começa a se tornar uma pessoa mais saudável e com um físico mais bonito (e magro também).

São vários benefícios, também há consequências não tão desejadas, como a desidratação. Por isso, é conveniente repor todos estes líquidos até duas horas depois do final da atividade. E levar em conta também a perda de sais minerais, que devem ser repostos, assim como os eletrólitos que gastamos [com bebidas ricas em sódio]. A saturação de ácido lático no sangue e o esgotamento das reservas energéticas são solucionados com uma volta pausada à calma e com o consumo de carboidratos.

Mas, enfim, quando você levanta do sofá e se exercita o que começa a acontecer dentro de você é quase como a descoberta da fonte da juventude. Isso porque, com o exercício físico, as sensações de recompensa e de ânimo são quase que instantâneas como você vai ver. Inclusive, elas são independentes dos resultados do exercício físico, que costumam demorar até ficar visíveis, sejam eles para ganho muscular ou para o emagrecimento.

Até a próxima e bons treinos!

Marcell Brandão Wercklose

Prof. Esp. em Lesões no Esporte.

Prescrição do Exercício.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...