Pular para o conteúdo principal

Musculação pode retardar envelhecimento


Todo mundo sabe que a musculação é uma prática de treinamento extremamente importante para a saúde, para o desenvolvimento corporal e para a prevenção de doenças.



Muitos estudos comprovam a eficiência da musculação e um desses estudos demonstrou que pessoas que envelheceram levantando pesos apresentaram conservação da massa muscular. 
A musculação traz benefícios como melhora na massa muscular, flexibilidade e massa óssea, a melhora nas condições funcionais em pessoas com idade avançada. Os mais idosos apresentam maior força física, disposição e menos sintomas de depressão.
As pesquisas revelaram que idosos que envelheceram praticando corrida ou natação apresentaram os mesmos níveis de hipotrofia muscular (diminuição da massa muscular, o contrário de hipertrofia) encontrados em idosos sedentários. Em contrapartida, os que envelheceram praticando musculação apresentaram conservação da massa muscular.
Segundo estudos da professora e pesquisadora em treinamento Maria Fiatarone, da Divison on Aging na Harvard Medical School no International Pre-Olympic Scientific Congress on Physical Activity, Sport and Health in Dallas, o fator condicional da força tem uma importância extraordinária pelas características de envelhecimento corporais influenciáveis que se encontram bem comprovadas a nível científico. As características são:

• Perda de massa muscular
• Perda de força
• Redução do metabolismo basal
• Composição do peso corporal mais prejudicial
• Diminuição da capacidade aeróbica
• Redução da tolerância á glicose
• Proporções de colesterol mais prejudiciais
• Diminuição da pressão arterial
• Redução da densidade óssea
• Termo-regulação mais difícil

A pesquisadora chegou à conclusão de que os exercícios musculares fazem diferença em um programa de treinos para amenizar os problemas do envelhecimento, e ainda melhoram os sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, motor e muscular.
Com um treinamento de força, adequado à idade, que acompanhe toda a vida, os processos degenerativos da coluna vertebral, por exemplo, podem ser positivamente influenciados. Essas degenerações são muito comuns em idosos, e causam muitas dores e impossibilidade de se locomover com habilidade. As pessoas que treinam com regularidade mostram uma menor morbidez em relação às síndromes das dores lombares do que as pessoas não treinadas.
Outro fator importante é a estética já que a musculação age na composição corporal da pessoa, deixando-a mais magra, aumentando a quantidade de músculos e diminuindo a gordura do seu corpo. A grande vantagem na prática de musculação por idosos é a reversão do quadro de inabilidade motora decorrente da hipotrofia, evitando os aumentos perigosos de pressão arterial e de frequência cardíaca apresentadas nas atividades da rotina diária.
Então, não precisamos esperar mais para praticar musculação, pois existem motivos de sobra. Além da qualidade de vida, retardar o envelhecimento é uma vantagem das boas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...