Pular para o conteúdo principal

Musculação pode retardar envelhecimento


Todo mundo sabe que a musculação é uma prática de treinamento extremamente importante para a saúde, para o desenvolvimento corporal e para a prevenção de doenças.



Muitos estudos comprovam a eficiência da musculação e um desses estudos demonstrou que pessoas que envelheceram levantando pesos apresentaram conservação da massa muscular. 
A musculação traz benefícios como melhora na massa muscular, flexibilidade e massa óssea, a melhora nas condições funcionais em pessoas com idade avançada. Os mais idosos apresentam maior força física, disposição e menos sintomas de depressão.
As pesquisas revelaram que idosos que envelheceram praticando corrida ou natação apresentaram os mesmos níveis de hipotrofia muscular (diminuição da massa muscular, o contrário de hipertrofia) encontrados em idosos sedentários. Em contrapartida, os que envelheceram praticando musculação apresentaram conservação da massa muscular.
Segundo estudos da professora e pesquisadora em treinamento Maria Fiatarone, da Divison on Aging na Harvard Medical School no International Pre-Olympic Scientific Congress on Physical Activity, Sport and Health in Dallas, o fator condicional da força tem uma importância extraordinária pelas características de envelhecimento corporais influenciáveis que se encontram bem comprovadas a nível científico. As características são:

• Perda de massa muscular
• Perda de força
• Redução do metabolismo basal
• Composição do peso corporal mais prejudicial
• Diminuição da capacidade aeróbica
• Redução da tolerância á glicose
• Proporções de colesterol mais prejudiciais
• Diminuição da pressão arterial
• Redução da densidade óssea
• Termo-regulação mais difícil

A pesquisadora chegou à conclusão de que os exercícios musculares fazem diferença em um programa de treinos para amenizar os problemas do envelhecimento, e ainda melhoram os sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, motor e muscular.
Com um treinamento de força, adequado à idade, que acompanhe toda a vida, os processos degenerativos da coluna vertebral, por exemplo, podem ser positivamente influenciados. Essas degenerações são muito comuns em idosos, e causam muitas dores e impossibilidade de se locomover com habilidade. As pessoas que treinam com regularidade mostram uma menor morbidez em relação às síndromes das dores lombares do que as pessoas não treinadas.
Outro fator importante é a estética já que a musculação age na composição corporal da pessoa, deixando-a mais magra, aumentando a quantidade de músculos e diminuindo a gordura do seu corpo. A grande vantagem na prática de musculação por idosos é a reversão do quadro de inabilidade motora decorrente da hipotrofia, evitando os aumentos perigosos de pressão arterial e de frequência cardíaca apresentadas nas atividades da rotina diária.
Então, não precisamos esperar mais para praticar musculação, pois existem motivos de sobra. Além da qualidade de vida, retardar o envelhecimento é uma vantagem das boas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...