Pular para o conteúdo principal

Incidência de linfoma em mulheres com silicone é a mesma das que não têm

Muitas mulheres ficaram assustadas com o estudo divulgado da Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de regulação na área da saúde ligando a incidência de um raro tipo de câncer conhecido como linfoma anaplásico de grandes células (ALCL, em inglês) com o fato das mulheres terem prótese de silicone.

O estudo diz que mulheres com próteses de silicone têm risco aumentado de desenvolver um tipo raro de câncer. Muitos cirurgiões plásticos discordam dessa associação e acreditam que pode ser uma coincidência o fato de algumas mulheres, praticamente 1 em um milhão desenvolver a doença, ou seja, pela proporção não é conclusivo que seja associado ao silicone.

Podemos dizer que mulheres com prótese têm a mesma chance de desenvolver qualquer tipo de câncer como as que não possuem a prótese, ou seja, é muito inconclusivo essa associação.

O linfoma anaplástico (ALCL) afeta as células do sistema imunológico e não é um tipo de câncer de mama. Os especialistas explicam que, geralmente o tumor tem início nos gânglios linfáticos e pode se espalhar para a pele.

O que se sabe é que até fevereiro deste ano, os americanos havia registrado 359 casos de linfoma anaplásico sendo que 231 tinham silicone num universo de cerca de 300 mil próteses colocadas por ano só nos EUA e as outras 128 que desenvolveu esse câncer raro não tinham prótese.

Independente desse estudo, o que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha é que as mulheres com prótese de silicone façam uma vez por ano exame de toque com seu médico ginecologista, ultrassom das mamas e acima dos 40 anos a mamografia. Se achar que algo está diferente em sua mama com o silicone vá ao cirurgião plástico para ele avaliar e se necessário fazer uma ressonância magnética.

Vale ressaltar que não quer dizer que por ter a prótese de silicone você irá desenvolver necessariamente o ALCL. De qualquer forma vai à dica de que fazer check up anualmente deve ser um hábito saudável a ser adquirido você tendo ou não passado por qualquer cirurgia. Prevenir ainda é melhor que remediar.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email:[email protected]

Fonte: http://m.primeirahora.com.br/noticia/204957/trataTxt(Incid%C3%AAncia%20de%20linfoma%20em%20mulheres%20com%20silicone%20%C3%A9%20a%20mesma%20das%20que%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...