Pular para o conteúdo principal

Estudo mostra que consumo de café aliado à suplementação de cafeína não interfere no desempenho dos atletas

É sabido que, ingerida na forma de suplemento, a cafeína é capaz de melhorar a performance de atletas. Um novo estudo, porém, derruba o mito de que o consumo habitual de café atrapalharia o desempenho esportivo daqueles que já usam essa substância. A pesquisa foi feita com ciclistas na Escola de Educação Física e Esporte da USP e mostrou que qualquer perfil de consumo habitual da bebida, bem como aqueles que não a consumiam, mantiveram semelhante desempenho físico quando tomavam o suplemento de cafeína.

Os resultados sugerem que o atleta não precisa abrir mão do prazeroso momento proporcionado pelo cafezinho, no dia a dia, se quiser obter êxito nos treinos e nas competições, esclarece Bruno Gualano, fisiologista e coordenador da pesquisa. Isso porque o senso comum afirmava que pessoas que tinham o hábito de consumir café poderiam ter baixo rendimento físico caso fizessem suplementação de cafeína. Em períodos que antecediam competições, inclusive, os esportistas deixavam ou diminuíam o consumo de café porque ficavam preocupados com o desempenho. Na verdade, muitas vezes, isso acabava trazendo outros prejuízos aos competidores, especialmente devido à síndrome de abstinência da cafeína no organismo (dor de cabeça, mal-estar, sonolência, entre outros sintomas).

Pesquisador da USP descobriu que o consumo diário de café juntamente com a suplementação de cafeína não interferiu no desempenho físico de atletas

O estudo

A pesquisa da USP trabalhou com 40 ciclistas que tinham o objetivo de completar uma prova de 16 km. A ideia do fisiologista Bruno Gualano era investigar os efeitos da ingestão habitual de café nas respostas ao suplemento de cafeína no exercício aeróbio. Assim, uma parte dos ciclistas foi suplementada com cápsulas de cafeína (6 mg), enquanto outra parte ingeriu cápsulas de placebo uma hora antes da realização da atividade física.

Os participantes foram então divididos em três grupos, de acordo com a frequência de consumo de alimentos que continham cafeína – no primeiro, os ciclistas tinham o hábito de tomar até oito xícaras de café por dia; no segundo grupo, o consumo era de até três xícaras diárias; e no terceiro, não tomavam café.

Como resultado, o pesquisador verificou que todos os participantes tiveram melhora no desempenho físico, independentemente da quantidade de café que ingeriam no dia a dia. Ou seja, os efeitos do desempenho da suplementação aguda de cafeína (6 mg) não foram influenciados pelo nível de consumo habitual de café.

Bruno Gualano alerta, no entanto, para a necessidade de mais estudos do tipo, que envolvam participantes também do sexo feminino, com diferentes idades e diferentes graus de condicionamento físico. No grupo estudado, todos eram jovens do sexo masculino e praticantes intensos daquela modalidade esportiva.

(com Jornal da USP)

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...