Pular para o conteúdo principal

Conheça os segredos da ata, uma fruta exótica


Conde, condessa, pinha, furta-da condessa, araticum, graviola-brava, biribá ou ata. Assim como as variedades de nomes, essa fruta nativa das florestas tropicais e espalhada por todo Brasil, também possui vários benefícios para a saúde humana. Das folhas até a semente, o pé de ateira serve para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, como a anemia, artrite e prisão de ventre.

Além disso, é um excelente aliado para visão e na manutenção da beleza da pele e dos cabelos.Da mesma família que a graviola, a pinha é uma fruta repleta de propriedades que se bem utilizadas conseguem fazer um efeito positivo na saúde de quem a consome.

Rica em minerais, vitaminas e outras propriedades, essa fruta atua em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contem ainda vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo de B. Rica em carboidratos e proteínas, a pinha tem o efeito antioxidante, adstringente, antirreumático e antiespasmódico. Além disso tudo, também um forte papel energético e iurético.

Com tantas propriedades, os benefícios da fruta são inúmeros. A combinação entre ferro e vitamina C ajuda o corpo a enfrentar as fraquezas, afastar doenças que afetam o sistema imunológico e eliminar os possíveis sintomas da anemia. Além de regularizar a pressão arterial e as taxas de ácido úrico no corpo. Ótima fonte de fibras, a fruta do conde facilita o trânsito intestinal, melhora a absorção dos alimentos, combate a prisão de ventre, prolonga a sensação de saciedade e auxilia a eliminação de toxinas no corpo.

Diante desses benefícios, pode-se concluir que esse alimento é um aliado forte na luta contra o sobrepeso. Elimina as intensas dores provocadas pela enxaqueca, aumentam a qualidade do sono e tem um efeito relaxativo, atenuando cãibras, convulsões e espasmos. A furta ainda combate os radicais livres através da sua ação antioxidante, assim melhora a visão, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

O alto índice de magnésio atua como um equilibrador de água no corpo e reduz os efeitos da artrite e do reumatismo, uma vez que remove os ácidos das articulações. Além disso, combate a fraqueza muscular e com o auxílio do cálcio ajuda na formação óssea. Outro benefício proporcionado pelo consumo regular dessa fruta é a manutenção de pele e cabelos saudáveis, devido ao teor de vitamina A e vitamina C.

A pinha pode ser consumida como um lanche ou no café da manhã. Além disso, pode-se fazer chá com suas folhas que ajudam no funcionamento do intestino, como também trabalham como uma bebida relaxativa. Suas sementes também podem ser usadas para melhorar a saúde. Se trituradas podem acompanhar alguma bebida, como suco de limão. Essa mistura é um ótimo remédio natural apara evitar vômitos.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar?

A maioria dos suplementos vitamínicos é inútil, mas há algumas que vale a pena tomar Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde: Multivitamínicos: deixe de lado "> O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista  Journal of the American College of Cardiology , e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce. Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulhe...

Doenças do Aparelho Digestivo

Helicobacter pylori (H. pylori) O que é Helicobacter pylori (H. pylori)? A infecção pelo H. pylori ocorre quando um tipo de bactéria (H. pylori) infecta  o seu estômago geralmente durante a infância. É uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial. É mais frequente em países em desenvolvimento como o Brasil, no qual 70% da sua população na idade adulta está infectada. Geralmente não apresenta sintomas até a idade adulta embora a maioria das pessoas nunca venha a sentir qualquer tipo de sintoma. Quais são os sintomas da infecção pelo H. pylori? A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori. Quando ocorre, os sintomas pe...