Pular para o conteúdo principal

9 Benefícios da Vitamina C – Para Que Serve?

A vitamina C é um dos nutrientes mais popularmente reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde. Muitas pessoas tomam suplementos de vitamina, sobretudo durante o inverno ou quando sofrem com gripes e resfriados, devido aos benefícios da vitamina C para o sistema imunológico e para o alívio dos sintomas dessas doenças.

A vitamina C fornece, de fato, muitos benefícios além desses. Além de potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante, a vitamina C ainda possui funções que podem auxiliar na perda de peso e no ganho de massa muscular. Desde que feita com as quantidades corretas, a suplementação pode ser benéfica, ainda que seja desnecessária para a maior parte das pessoas.

Enumeramos abaixo os nove benefícios da vitamina C para a saúde e para a boa forma.

1. Propriedades Antioxidantes

Os principais benefícios da vitamina C são obtidos através de suas propriedades como antioxidante. Através dessas propriedades, a vitamina C é capaz de diminuir ou neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo corpo humano e que provocam danos em diversas estruturas, responsáveis por muitas doenças crônicas e degenerativas, como por exemplo o câncer ou o mal de Alzheimer.

2. Proteção contra Doenças Cardiovasculares

Também em virtude de suas funções antioxidantes, a vitamina C trabalha contra o acúmulo de colesterol nas artérias, de modo que a arteriosclerose e a hipertensão arterial são evitadas ou aliviadas por níveis saudáveis de vitamina C. Essa propriedade diminui dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

3. Saúde Ocular

Os olhos são estruturas severamente atacadas pelos radicais livres em virtude de sua constante e intensa exposição à luz. Nesse sentido, são especialmente beneficiados pela proteção da vitamina C, cujas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata.

4. Pele, Cabelo e Unhas

As funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram mais a aparecer. Como a vitamina C é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. No âmbito estético, a vitamina C ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

5. Sistema Imunológico

O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas

É importante notar, porém, que apesar do consumo de vitamina C durante um quadro de gripe ou resfriado ajudar a aliviar a doença, o benefício para o sistema imunológico ocorre mais significativamente a longo prazo, com o consumo regular de níveis ideais da vitamina.

6. Combate aos Efeitos do Stress

Acredita-se que a vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Ainda que a redução do stress seja indispensável, suas consequências negativas podem certamente ser aliviadas por bons níveis de vitamina C.

7. Regulação do Metabolismo

A vitamina C regula ainda vários aspectos do metabolismo, dos quais os mais significativos são a absorção do ferro e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, a vitamina C colabora para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, beneficiando pacientes com anemia e pessoas diabéticas.

Níveis baixos de açúcar no sangue colaboram por si só para a perda de peso, uma vez que o corpo passa a queimar gorduras para obter energia. Mais que isso, porém: os níveis baixos de açúcar evitam o estímulo excessivo à produção de insulina, um hormônio que provoca a acumulação de gordura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...