A vitamina C é um dos nutrientes mais popularmente reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde. Muitas pessoas tomam suplementos de vitamina, sobretudo durante o inverno ou quando sofrem com gripes e resfriados, devido aos benefícios da vitamina C para o sistema imunológico e para o alívio dos sintomas dessas doenças.
A vitamina C fornece, de fato, muitos benefícios além desses. Além de potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante, a vitamina C ainda possui funções que podem auxiliar na perda de peso e no ganho de massa muscular. Desde que feita com as quantidades corretas, a suplementação pode ser benéfica, ainda que seja desnecessária para a maior parte das pessoas.
Enumeramos abaixo os nove benefícios da vitamina C para a saúde e para a boa forma.
1. Propriedades Antioxidantes
Os principais benefícios da vitamina C são obtidos através de suas propriedades como antioxidante. Através dessas propriedades, a vitamina C é capaz de diminuir ou neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo corpo humano e que provocam danos em diversas estruturas, responsáveis por muitas doenças crônicas e degenerativas, como por exemplo o câncer ou o mal de Alzheimer.
2. Proteção contra Doenças Cardiovasculares
Também em virtude de suas funções antioxidantes, a vitamina C trabalha contra o acúmulo de colesterol nas artérias, de modo que a arteriosclerose e a hipertensão arterial são evitadas ou aliviadas por níveis saudáveis de vitamina C. Essa propriedade diminui dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.
3. Saúde Ocular
Os olhos são estruturas severamente atacadas pelos radicais livres em virtude de sua constante e intensa exposição à luz. Nesse sentido, são especialmente beneficiados pela proteção da vitamina C, cujas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata.
4. Pele, Cabelo e Unhas
As funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram mais a aparecer. Como a vitamina C é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. No âmbito estético, a vitamina C ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.
5. Sistema Imunológico
O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas
É importante notar, porém, que apesar do consumo de vitamina C durante um quadro de gripe ou resfriado ajudar a aliviar a doença, o benefício para o sistema imunológico ocorre mais significativamente a longo prazo, com o consumo regular de níveis ideais da vitamina.
6. Combate aos Efeitos do Stress
Acredita-se que a vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Ainda que a redução do stress seja indispensável, suas consequências negativas podem certamente ser aliviadas por bons níveis de vitamina C.
7. Regulação do Metabolismo
A vitamina C regula ainda vários aspectos do metabolismo, dos quais os mais significativos são a absorção do ferro e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, a vitamina C colabora para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, beneficiando pacientes com anemia e pessoas diabéticas.
Níveis baixos de açúcar no sangue colaboram por si só para a perda de peso, uma vez que o corpo passa a queimar gorduras para obter energia. Mais que isso, porém: os níveis baixos de açúcar evitam o estímulo excessivo à produção de insulina, um hormônio que provoca a acumulação de gordura.
Comentários
Postar um comentário