Pular para o conteúdo principal

5 momentos que você acha que precisa beber água, mas não deveria

agua barriga garrafa 0916 400x800

Existe a premissa de que beber água é sempre bom. É fato que a bebida é essencial para a sobrevivência humana: ela elimina toxinas do organismo, ajuda no combate ao inchaço e constipação, melhora o funcionamento de rins e cérebro e assim por diante.

Entretanto, assim como outros hábitos considerados saudáveis, existem momentos adequados para beber água. Acredite ou não, é melhor rejeitar a bebida quando...

1. Você já bebeu água o suficiente para o seu organismo


beber agua   dicas cafe

É uma condição rara, mas é possível colocar a saúde em risco por beber água demais, sabia? A hiponatremia acontece quando há excesso de água no organismo até o ponto de o sangue ser diluído e ocorrer uma diminuição drástica de sais minerais presentes nele.

Isso pode acarretar sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça, fadiga, urinação frequente e confusão mental.

Mas atenção: a hiponatremia acontece em casos muito extremos — e não vai acontecer por você carregar consigo uma garrafa de água por aí. Porém, vale saber que o excesso, até mesmo de água, faz mal.

2. O seu xixi já está com aparência clara

Em vez de focar atenção no conselho clássico de “beber 8 copos de água por dia”, tente observar o seu próprio xixi. Se o líquido depositado tem uma cor esverdeada, sua hidratação está boa. Se estiver com uma cor muito clara, quase ou completamente transparente, você pode reduzir a água nas próximas horas. Agora, se sua urina estiver muito amarela, beba água: é um sinal de desidratação.

3. Você acabou de ingerir uma grande refeição

Beber muita água antes ou durante uma refeição importante, como almoço ou jantar, pode levar ao desconforto abdominal.

“Além do incômodo, a água também atrapalha a digestão, já que o fluxo sanguíneo destinado a processar o alimento será desviado. A dica é consumir água meia hora antes ou meia hora depois de comer, e no máximo um copo”, orienta a nutricionista Maria Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição.

4. Está fazendo um treino muito intenso

shutterstock 320372606

São considerados treinos intensos e longos corridas de longas distâncias, trajetos de bicicleta, maratonas, triatletismo, corridas de obstáculos e assim por diante.

Nessas atividades, é comum perdemos substâncias essenciais, como potássio e sódio, através do suor. E esses nutrientes não são encontrados na água. O melhor, então, é hidratar-se com um isotônico ou água de coco, que são ricos em potássio, magnésio, sódio e vitamina C.

5. Você quer combater o inchaço das pernas

Você sofre com as pernas inchadas? Saiba que esse problema não é causado apenas por retenção de líquidos. Quando há problemas no sistema linfático, no rim e no coração isso também pode acontecer. E, para estes casos, tomar muita água não é eficiente.

“Ingerir mais líquidos, principalmente água, e outros alimentos diuréticos não ataca a raiz do problema e pode ser arriscado”, alerta o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Caio Focássio. "É preciso cuidado com o aumento excessivo de água no organismo e, claro, saber qual é o seu problema que causa o inchaço e procurar orientação médica."

Extra: água é água, bebida industrializada é outra coisa

agua aromatizada frutas 0417 400x800

Poucas pessoas conseguem beber água regularmente e, por isso, acabam apostando em outros líquidos, como chás e águas aromatizadas. Mas aí mora um perigo, já que muitas dessas bebidas industrializadas são adoçadas artificialmente e são ricas em. E mais: ainda contam com adição de edulcorantes, muito associados ao aumento da fome.

Se para você beber água pura é uma dificuldade real, tente fazer a sua própria água 'saborizada' em casa. É rápido e fácil: coloque a água em uma jarra e adicione frutas, ervas ou especiarias de sua preferência, como limão, pepino, melancia, laranja, hortelã, manjericão, gengibre, canela e outros.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

Saiba quais são os principais sintomas da AIDS

tuasaude27 de agosto de 2017 20:26 Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da AIDS incluem mal estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV. Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue Primeiros sintomas do HIV que surgem 3 a 6 semanas após a contaminação Principais sintomas da AIDS Os principais sintomas da AIDS, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os s...