Pular para o conteúdo principal

Salsa – Os seus principais benefícios, se ela ajuda emagrecer e propriedades

A salsa é um excelente diurético natural que pode auxiliar no emagrecimento. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Veja agora todos os seus benefícios para saúde e forma de preparo.

A salsa, também conhecida como salsinha, é usada tanto como alimento como erva medicinal, podendo ser usada para diferentes tratamentos que abordaremos mais para frente.

Além de temperar os alimentos, a salsa é rica em substâncias naturais como antioxidantes (que reduzem o envelhecimento celular precoce) e diferentes vitaminas como a C e A.

Origem da salsa

A salsa é cultivada há pelo menos três séculos, tendo sua origem no Mediterrâneo. Ela começou a ser cultivada e consumida primeiramente na Itália e na Tunísia, sendo posteriormente comercializada em todos os países da Europa, e algumas décadas depois em todo o mundo.

Hoje, a salsa é uma das ervas mais consumidas em todos os países. É usada desde pratos sofisticados até receitas médicas ou farmácias de manipulação. Além disso, possui uma grande importância ambiental para outras espécies de animais.

Leia também => Salsão: Todos os seus benefícios e melhor forma de consumir

Para que serve a salsinha?

A salsa serve para temperar alimentos e para curar/tratar algumas doenças. Serve também para ajudar a emagrecer. Outro destaque da salsa é seu uso como diurético natural.

O chá de salsa ajuda o organismo a liberar os líquidos retidos, diminuindo o inchaço que causa sensação de gordura em excesso no corpo. A salsa também serve para controlar de forma natural a quantidade de glicose no sangue, sendo uma alternativa natural de consumo para diabéticos.

Benefícios da salsa

Dentre os vários benefícios da salsa, podemos citar:

Propriedade antioxidante e anti-inflamatória;Propriedade diurética;Reguladora de glicose no sangue;Ajuda a diminuir quadros de anemia (o ideal é que seja consumida junto a alimentos ricos em ferro);Ajuda a diminuir a quantidade de formação de cálculos renais;Melhora o sistema respiratório, causando sensação de alívio maior em pessoas asmáticas;Ajuda a manter órgãos como os rins e fígados saudáveis, além de evitar a formação de doenças em ambos os órgãos;Ajuda até a diminuir a formação de artrite;Pode funcionar bem também como um repelente de mosquitos natural, assim como a aloe vera.

Leia também => Coentro – Conheça todos os seus benefícios, propriedades e como usar

Salsa ajuda a emagrecer?

Sim, a salsa ajuda a emagrecer porque funciona como um bom diurético natural. O chá de salsa pode fazer o líquido em excesso ser expelido com consequente emagrecimento.

É difícil dizer com precisão quantos quilos uma pessoa pode emagrecer por mês, pois isso vai depender da quantidade de chá que ela está consumindo, do metabolismo, da dieta, enfim, de vários fatores já conhecidos. No entanto, é possível, de modo geral, que uma pessoa emagreça até cinco quilos em apenas um mês tomando o chá de salsa.

Propriedades da salsa

Dentre algumas propriedades naturais da salsa, podemos citar seu poder rejuvenescedor, que fortalece as unhas, cabelo e dentes, além de limpar a pele de gorduras, acne e outras impurezas.

Ela também pode ser utilizada como chá para diminuir a febre e melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, possui uma grande quantidade de vitamina C. Isso é excelente para a produção de L-Carnitina, que ajuda a emagrecer, além de prevenir a formação de outras doenças e fortalecer o coração.

Formas de preparo

A salsa pode ser usada como tempero em pratos como massas, arroz, outros tipos de grãos e pães. Depois de lavada, basta picar as folhas e misturar à receita.

Já para bebidas, como o chá de salsa, ela deve ser lavada e colocada em água fervente por não mais que 10 minutos. Se ela ferver por mais tempo, pode perder todas as suas propriedades naturais.

Depois de ferver, deixe a água esfriar por 10 ou 15 minutos e então coe tudo. Evite adoçar o chá para aproveitar ao máximo suas propriedades naturais. Sem contar que não é o tipo de chá que agrada muito ao paladar quando adoçado.

Contraindicações da salsa

Apesar de natural e de ajudar a prevenir doenças hepáticas, a salsa deve ser evitada por quem já possui alguma doença nos rins. Ela também deve ser evitada por pessoas que apresentam algum quadro de hemorragia, já que ela estimula um fluxo mais intenso de sangue no organismo.

Ela também deve ser evitada por gestantes e lactantes. Como a salsa pode diminuir a quantidade de glicose no sangue, fique atento caso esteja planejando fazer algum exame de sangue. Evite consumir a erva nos alimentos ou seu chá com pelo menos quinze dias de antecedência aos exames para não causar nenhum desequilíbrio.

Se a salsa for consumida em grandes quantidades, a pressão também pode diminuir. Portanto, siga as recomendações de doses diárias recomendadas da erva para não causar nenhum problema de saúde.

Leia também => Manjericão – Para que serve, seus benefícios, propriedades e como usar

Caso você faça uso crônico de algum medicamento, é importante também conversar com o seu médico para saber se a erva não irá interferir nos medicamentos, pois a salsa pode inibir a função de algumas drogas que servem de base para a produção de remédios, como a aspirina, por exemplo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

11 Benefícios do Óleo de Pequi

image: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/12/oleo-de-pequi.jpg O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de aparecer em outras preparações culinárias como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais. Mas você sabia que ele também dá origem a um óleo? Sim, o óleo de pequi, que é extraído de suas polpas ou sementes e também está disponível no formato de cápsulas. Mais abaixo, conheceremos para que serve esta substância, listando 11 benefícios do óleo de pequi para a saúde e boa forma. 1. Saúde e aparência dos cabelos Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque acredita-se que o produto contribui com o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos. Ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, diminui os danos causados por conta da exposição dos fios ...