Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral - o "Derrame"

O Acidente Vascular Cerebral, ou como popularmente é conhecido pelos leigos como “derrame” é uma emergência médica que propicia um grande perigo para o paciente. É uma emergência cardiovascular que além de ter o risco de morte, pode deixar seqüelas neurológicas irreversíveis.
Quando falamos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), temos como classificá-lo em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O tipo isquêmico é devido a uma interrupção do fluxo de sangue que nutre determinada parte do encéfalo, ou seja, ao interromper isso deixa de chegar oxigênio e nutrientes e essa parte do encéfalo morre. Já o hemorrágico é devido a ruptura de aneurismas (má formação vascular) ou artérias, gerando sangramento dentro do encéfalo.

AVC isquêmico vs AVC hemorrágico

Os principais fatores de risco para se desenvolver um AVC são: 1-Ateroesclerose; 2- Fibrilação Atrial (um tipo de arritmia cardíaca); 3- Hipertensão Arterial Sistêmica (Assunto já abordado anteriormente); 4- Tabagismo; 5- Diabetes (assunto abordado anteriormente) e 6- Sedentarismo.

Fibrilação Atrial como causa de um AVC


Ruptura de Aneurisma Cerebral como causa de AVC hemorrágico

Ateroesclerose como causa de AVC

Outros fatores que são fundamentais são os principais sinais e sintomas que uma pessoa expressa ao ter um AVC. No isquêmico, a maioria das vezes cursa com diminuição de força e de sensibilidade de um lado do corpo ou de um membro, o braço ou a perna associados ou não com uma Paralisia Facial Central que é quando a musculatura da metade INFERIOR da face perde a inervação deixando esta parte torta, o que é diferente da paralisia facial periférica, em que a metade INTEIRA do rosto fica torta. Já no hemorrágico, o quadro costuma ser de uma dor de cabeça muito forte, a pior da vida, de início súbito e que não melhora com medicação analgésica oral nem venosa, além de alteração do nível de consciência.


Sintomas do AVC

Tanto o AVC isquêmico quanto o hemorrágico são diagnosticados depois de uma avaliação médica rigorosa, com história clínica do paciente, fatores de risco e exame físico. Além da avaliação do médico, uma Tomografia Computadorizada de Crânio deve ser feita para o fechamento do diagnóstico, além de outros exames complementares como o Eletrocardiograma.
Portanto, sabendo agora que esta patologia é uma emergência médica que gera grave riscos a vida do paciente, fique atento caso tenha sintomas parecidos com esses descritos. Tempo é fundamental, por isso não deixe de procurar uma emergência perto da sua casa para avaliação de um médico. Melhor do que diagnosticar é prevenir, então mantenha consultas regulares com seu médico e não deixe de controlar os outros fatores de risco.
Dr. William Schorchit
Nutrologia
Clínica Geral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

11 Benefícios do Óleo de Pequi

image: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/12/oleo-de-pequi.jpg O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de aparecer em outras preparações culinárias como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais. Mas você sabia que ele também dá origem a um óleo? Sim, o óleo de pequi, que é extraído de suas polpas ou sementes e também está disponível no formato de cápsulas. Mais abaixo, conheceremos para que serve esta substância, listando 11 benefícios do óleo de pequi para a saúde e boa forma. 1. Saúde e aparência dos cabelos Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque acredita-se que o produto contribui com o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos. Ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, diminui os danos causados por conta da exposição dos fios ...