Pular para o conteúdo principal

O útero não é uma proteção para toxinas

O Acordo de Paris deve ser apoiado e fortalecido, não enfraquecido (Foto: sitarambhartia.org)

Até algumas décadas atrás, a crença falsa de que bebês no útero estavam perfeitamente protegidos pela placenta e que não precisavam de proteção contra ameaças ambientais era popular. Hoje sabemos que uma variedade de químicos, poluentes e vírus viajam através da placenta e passam de mãe para filho, pré-infectando o bebê mesmo antes de seu nascimento.

Análises de dados de biomonitoração do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) encontraram dúzias de químicos tóxicos, poluentes e metais pesados em mulheres grávidas, muitos dos quais também foram encontrados nos cordões umbilicais de recém-nascidos. Entre eles, pesticidas espalhados por prédios urbanos, químicos anti-incêndios usados em móveis, poluentes de ar vindos de combustíveis fósseis, chumbo e mercúrio. Estudos provam que todos estes componentes são capazes de danificar cérebros em desenvolvimento, principalmente quando os bebês são expostos a eles ainda no útero ou logo depois de nascerem.

Por este motivo, foi particularmente alarmante quando o novo líder da Agência de Proteção Ambiental (E.P.A) dos EUA, Scott Pruitt, rejeitou a conclusão científica que recomendava banir um dos compostos inseticidas mais usados no país, o clorpirifós. Especialistas da própria agência chegaram a essa conclusão baseados em anos de pesquisa que indicam que o clorpirifós estava ligado a problemas neurológicos em crianças, incluindo habilidade cognitiva diminuída.

Pesquisas também concluíram que o aquecimento global, causado em grande parte por dióxido de carbono emitido pela queima de carvão e outros combustíveis fósseis, está ligado a um crescente número de doenças cardíacas, má nutrição, doenças infecciosas, entre outros. Estas consequências podem diretamente ou indiretamente afetar o desenvolvimento do cérebro, as funções cognitivas e comportamentais de crianças, afetando sua capacidade de aprender.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3 milhões de mortes por ano estão ligadas à poluição do ar. No que diz respeito ao aquecimento global, políticas e leis federais e internacionais que promovem energia limpa, restrição de emissão de gases poluentes e suporte ao Acordo de Paris são essenciais, e devem ser fortalecidos, não eliminados.

Clique aqui para ver página original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

11 Benefícios do Óleo de Pequi

image: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/12/oleo-de-pequi.jpg O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de aparecer em outras preparações culinárias como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais. Mas você sabia que ele também dá origem a um óleo? Sim, o óleo de pequi, que é extraído de suas polpas ou sementes e também está disponível no formato de cápsulas. Mais abaixo, conheceremos para que serve esta substância, listando 11 benefícios do óleo de pequi para a saúde e boa forma. 1. Saúde e aparência dos cabelos Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque acredita-se que o produto contribui com o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos. Ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, diminui os danos causados por conta da exposição dos fios ...