Pular para o conteúdo principal

15 passos para lutar contra o envelhecimento


Embora o envelhecimento seja um processo natural do corpo humano, a rapidez com que ele se dá é uma consequência da vida moderna. O envelhecimento precoce é fruto do excesso de poluição, do estresse, das más escolhas alimentares, do sedentarismo e de hábitos perigosos para a saúde, como o consumo excessivo de álcool, o ganho de peso excessivo e o tabagismo. Mas, se por um lado os maus hábitos promovem um envelhecimento acelerado, por outro, as boas escolhas e as boas rotinas conseguem retardar este processo natural.

Travar o envelhecimento precoce é mais fácil do que parece e ,como mostra o site da revista Health, existem simples passos para conseguir. Eis alguns:

1 - Não usar canudos. O simples gesto de contrair os lábios para sugar uma bebida através do canudo acelera o aparecimento de rugas em torno da boca, explica a médica dermatologista Angela Lamb.

2 - Não fumar. 'O cigarro promove rugas", diz o dermatologista David Stoll, salientando que este hábito interfere na circulação sanguínea, o que por si só coloca a saúde em risco.

3 - Incluir antioxidantes na alimentação. Os alimentos ricos em antioxidantes, com a vitamina B e E, são importantes para a regeneração das células e para o bom estado da pele, pois protegem aquele que é o maior órgão do corpo humano de radicais livres. Além disso, os antioxidantes promovem uma melhor saúde cardiovascular.

4 - Dizer sim aos fermentados. De acordo com o médico Craig Kraffert, "os alimentos fermentados têm excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias". Um bom exemplo: kefir.

5 - Apostar na proteína. Uma vez que a "proteína ajuda a construir e a manter a massa muscular, que tende a diminuir com a idade", a sua ingestão é fundamental para travar o envelhecimento precoce e, com isso, prevenir algumas das doenças mais comuns da velhice.

6 - Cortar de vez no consumo de açúcar. Seja no seu estado natural, refinado ou sob a forma de adoçantes (especialmente os químicos), o açúcar é um dos alimentos que mais promove o envelhecimento interno e externo.

7 - Usar fronhas de seda. Um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de rugas é a almofada, isto, claro, se não escolher o tecido mais adequado. Diz a dermatologista Debra Jaliman que a seda ajuda o rosto a deslizar, sem deixar marcas.

8 - Dormir de barriga para cima. Parece um daqueles conselhos de senso comum, mas na prevenção do envelhecimento exterior, é, de fato, uma das formas mais eficazes.

9 - Gorduras? Sim, mas no prato. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são bons aliados do envelhecimento natural, uma vez que promovem a saciedade, estimulam o bom funcionamento dos órgãos e promovem uma proteção cardiovascular.

10 - Tornar o exercício físico uma prioridade. A saúde física e mental ganha sempre com a prática de atividade física, algo que deve ser rotineiro e aliado a bons hábitos, sejam eles alimentares ou de beleza (como treinar sem maquiagem e hidratar bem a pele).

11 - Controlar o stress. Sabe aquelas rugas que aparecem na testa e aquelas olheiras que teimam em permanecer? Pois bem, culpe a incapacidade de lidar com o stress, uma condição que afeta ainda a saúde a vários níveis.

12 - Esfoliar a pele. Uma das melhores formas de limpar a pele por fora, deixando-a macia e nutrida é através da esfoliação, de preferência com cremes que sejam de origem natural e ricos em nutrientes. Contudo, destaca o dermatologista David Stoll, "esfoliação a mais é contraproducente".

13 - Diminuir o consumo de sal. A ingestão elevada de sódio promove uma maior retenção de líquidos que, por sua vez, facilitam o acúmulo de gordura.

14 - Beber muita água. Não beber água suficiente vai afetar o envelhecimento da pele, ao mesmo tempo que compromete o bom funcionamento do sistema imunológico.

15 - Lavar o rosto antes de ir para a cama. "A pele rejuvenesce durante a noite", diz a Olga Lorencin-Northrup, aconselhando que seja lavada antes de dormir não só para livrá-la de todas as impurezas, mas também para lhe dar 'espaço' para respirar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHÁ​ DE JARAMATAIA: REMÉDIO POPULAR QUE CURA CÂNCER. SERÁ?

por  Alice Branco Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá,  tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas,  algumas universidades estão estudando , de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático. Jaramataia - que planta é essa? A jaramataia é uma planta arbustiva , do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a  Vitex gardneriana  da família Verbenaceae. Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos. Se encontra nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas.  Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina  e é procurada no país todo.  Mas, ser...

Bicarbonato de sódio é considerado o melhor suplemento alimentar para evitar a fadiga

Reprodução/Mega Curioso Na maioria das vezes quando nos ouvimos a palavra  bicarbonato de sódio  logo pensamos que o produto trata-se de sabão em pó, materiais de limpeza entre outros. Mas o que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio também apresenta outras eficácias como no combate da aptidão e fadiga. Entretanto, existem algumas informações sobre a química do bicarbonato de sódio as quais os usuários precisam ficar cientes de que o bicarbonato de sódio é composto pela fórmula  NaHCO3  e a sua fórmula é altamente alcalina. De acordo com pesquisas realizadas por cientistas e nutricionistas, descobriram que a fadiga muscular ocorre quando existe o acúmulo de ácido no interior das células musculares, sendo assim, estima-se que a capacidade muscular atual está limitada ao aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Estima-se que o bicarbonato de sódio inibe a capacidade do músculo em se contrair. Outro estudo publicado pela  Sociedade Internacional de...

11 Benefícios do Óleo de Pequi

image: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/12/oleo-de-pequi.jpg O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de aparecer em outras preparações culinárias como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais. Mas você sabia que ele também dá origem a um óleo? Sim, o óleo de pequi, que é extraído de suas polpas ou sementes e também está disponível no formato de cápsulas. Mais abaixo, conheceremos para que serve esta substância, listando 11 benefícios do óleo de pequi para a saúde e boa forma. 1. Saúde e aparência dos cabelos Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque acredita-se que o produto contribui com o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos. Ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, diminui os danos causados por conta da exposição dos fios ...